DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESTÁGIO EM CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA I CÓDIGO: 40-775 PRÉ-REQUISITO: 40-769 CARGA HORÁRIA: 150 (Prática: 150) Nº DE CRÉDITOS: 10
1 EMENTA Atendimento a pacientes, de forma interdisciplinar, com aplicação clínica dos conteúdos trabalhados em disciplinas previamente cursadas e aperfeiçoamento das técnicas executadas nos semestres anteriores. Atenção a casos com maior complexidade.
2 OBJETIVO GERAL Propiciar ao aluno uma formação profissional baseada em pilares técnicos-científicos, utilizando-se da integração entre os conteúdos de diferentes especialidades odontológicas. Aplicação prática dos conteúdos em tratamentos interdisciplinares. Viabilizar aos alunos ferramentas para o diagnóstico e execução de tratamentos integrados. Oportunizar aos acadêmicos a realização de procedimentos odontológicos de complexidade compatível ao nível do semestre.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Aperfeiçoar o conhecimento em cada especialidade e a aplicação clínica dos mesmos, deforma integrativa; - Otimizar a elaboração de planejamento dos casos, de acordo com a complexidade a ser atendida no semestre, sendo estabelecido pelo aluno, discutido, retificado e supervisionado pelos professores da disciplina; - Executar procedimentos previamente definidos, numa sequência sistematizada para a resolução dos casos clínicos; - Progredir nas habilidades técnicas necessárias e inerentes ao atendimento de pacientes em odontologia; - Aprimorar o conhecimento teórico e científico e direcionando-o em ações clínicas resolutivas.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA As práticas serão baseadas nos atendimentos clínicos. Os pacientes serão atendidos por duplas de alunos, na clínica escola da URI, na URICEPP. Além disso, serão realizadas apresentações de seminários pelos alunos, onde irão expor os casos clínicos executados ao longo do semestre, e onde serão discutidas as problemáticas inerentes a condução dos atendimentos. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das atividades clínicas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados à coordenação do curso de Odontologia, a qual irá direcionar o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência serão direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.
6 AVALIAÇÃO O processo de avaliação do aluno ocorrerá a partir de seu desempenho CLÍNICO. Notas práticas diárias serão atribuídas pelos professores em fichas de avaliação preenchidas a cada aula prática, considerando os seguintes critérios:
Possíveis limitações motoras ou de acesso às informações referentes a avaliação clínica diária serão consideradas pelo corpo docente, e adequações no método de avaliação poderão ser executadas conforme a necessidade do aluno. a. Seminários de casos clínicos: Cada dupla deverá apresentar, em forma de seminários, dois casos clínicos executados nas clínicas ao longo do semestre. O objetivo dessa atividade é posicionar o aluno no centro da construção do conhecimento, a partir da exposição de questões fundamentais no planejamento e execução dos casos clínicos, sempre com o embasamento teórico apropriado. A dupla deverá apresentar o paciente, com informações relevantes a respeito do contexto social ao qual seu paciente está inserido, contextualizando essas informações com o quadro clínico inicial do paciente. Informações a respeito dos diagnósticos do paciente deverão ser apresentadas nesse momento, e com essas informações, a proposição de um completo plano de tratamento. A partir disso, a execução dos procedimentos clínicos deverá ser apresentada. A sequência correta dos passos clínicos, juntamente com as técnicas adequadamente realizadas, deverá ser apresentada. A discussão a respeito do exposto será estimulada, a fim de estimular a construção do conhecimento e do senso crítico dos alunos, principalmente em relação a tomada de decisão clínica.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011. LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ª edição. São Paulo: Santos, 2006.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BORAKS, Silvio. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucomaxilofaciais. São Paulo: Artmed, 2011. CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. OLIVEIRA, José Augusto Gomes Pereira de. Traumatologia bucomaxilofacial e reabilitação morfofuncional. São Paulo: Santos, 2012, 497 p.
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