Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ODONTOLOGIA I

CÓDIGO: 40-774

PRÉ-REQUISITO: 40-773

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15)

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Desenvolvimento de coleta de dados de trabalho científico. Metodologia da pesquisa. Organização, tabulação e análise de dados estatísticos. Requisitos básicos para apresentação e discussão de resultados.

 

2 OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno do Curso de Odontologia para a aplicação do método científico na condução de pesquisa científica e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Orientar o aluno na finalização do projeto de pesquisa e procedimentos técnicos para coleta de dados, envio ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), quando necessário, e organização das informações coletadas;

- Capacitar o aluno para a coleta, organização e tabulação de dados coletados, bem como análises estatísticas e organização de resultados;

- Possibilitar o conhecimento da estrutura básica e formatação do artigo científico e/ou da monografia de conclusão de curso.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Desenvolvimento da coleta de dados, de acordo com a metodologia estabelecida no projeto de pesquisa, obedecendo-se os requisitos éticos;
  2. Leitura e interpretação de artigos científicos em português e inglês;
  3. Organização e tabulação dos dados coletados;
  4. Princípios básicos de estatística;
  5. Forma de apresentação dos dados;
  6. Requisitos básicos para a estruturação da discussão dos dados;
  7. Formatação de artigo científico e/ou monografia.

 

5 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida de modo a acompanhar os alunos na condução da coleta de dados para o trabalho de conclusão de curso e solução de eventuais dúvidas. Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a estimular o pensamento crítico e investigativo do aluno, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma. Os conteúdos curriculares visam guiar o acadêmico na condução das atividades e organização das informações.

Para as atividades práticas, a disciplina prevê a condução da coleta de dados pelos acadêmicos sob supervisão seus orientadores, de acordo com a metodologia previamente delimitada. Ao final da disciplina, será realizado a apresentação dos dados parciais dos trabalhos, a fim de avaliar evolução do acadêmico em relação ao trabalho proposto.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos se dará pela participação nas aulas e pelo acompanhamento da condução do projeto de pesquisa e evolução do andamento da coleta de dados. Ao final da disciplina, os alunos deverão apresentar os resultados parciais, coletados até o momento, para a avaliação final da disciplina.

O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BERQUÓ, Elza; SOUZA, José Maria Pacheco de; GOTLIEB, Sabina Lé Davidson. Bioestatística. 2. ed., rev. São Paulo: E.P.U., 1981.

ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.  

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. 213 p.

CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para utilização da literatura médica: manual para prática clínica da medicina baseada em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

HULLEY, Stephen B. (Et al.). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

 

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