DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE PESQUISA EM ODONTOLOGIA CÓDIGO: 40-773 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA A pesquisa e a Odontologia. Princípios básicos em pesquisa. Fundamentos da pesquisa laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica. Elaboração do projeto de pesquisa. Ética na pesquisa e plágio.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o método científico aplicado à Odontologia, evidenciando os tipos de pesquisa - laboratorial, clínica, epidemiológica - disponíveis para a investigação odontológica.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Capacitar o aluno para a realização de pesquisa odontológica, evidenciando as etapas e especificidades do método científico aplicado a cada área de pesquisa; - Possibilitar o conhecimento das linhas de pesquisa do grupo de pesquisa do curso, enfatizando os fundamentos da pesquisa laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica odontológica; - Fomentar a condução de pesquisas no âmbito do curso, por meio da seleção de temas, professores orientadores e elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a estimular o pensamento crítico e investigativo do aluno, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma. Para melhor compreensão dos assuntos abordados serão utilizados recursos audiovisuais, vídeos, softwares para enquetes e simulações, de forma a diversificar as estratégias e recursos utilizados em aula, tendo em vista o estímulo à participação e autonomia dos discentes. A disciplina prevê a realização de atividades práticas, exercícios, trabalhos em grupos, mesas redondas e discussões em pequenos e grandes grupos, bem como a preparação e apresentação de relatórios embasados na leitura crítica de artigos científicos em língua portuguesa e inglesa.
6 AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem dos alunos será diagnóstica e cognitiva, irá ocorrer por meio da participação efetiva nas aulas, nas atividades práticas, na realização e entrega do projeto de pesquisa e desempenho do acadêmico na qualificação do projeto de pesquisa. O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina. Para a avaliação da apresentação do projeto, serão considerados os parâmetros avaliados na apresentação do trabalho de conclusão de curso, excetuando-se a avaliação dos resultados, discussão e conclusão, a fim de verificar os seguintes aspectos:
Esses critérios serão verificados pelo professor da disciplina e pelo professor orientador, e a média das avaliações irá compor a nota do aluno na disciplina.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018. FERRARI, Rosane de Fátima et al. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico] – Frederico Westphalen, RS: URI, 2017. VOLPATO, Gilson L. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011. HULLEY, Stephen B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.
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