Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE PESQUISA EM ODONTOLOGIA

CÓDIGO: 40-773

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)           

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

A pesquisa e a Odontologia. Princípios básicos em pesquisa. Fundamentos da pesquisa laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica. Elaboração do projeto de pesquisa. Ética na pesquisa e plágio.

 

2 OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o método científico aplicado à Odontologia, evidenciando os tipos de pesquisa - laboratorial, clínica, epidemiológica - disponíveis para a investigação odontológica.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o aluno para a realização de pesquisa odontológica, evidenciando as etapas e especificidades do método científico aplicado a cada área de pesquisa;

- Possibilitar o conhecimento das linhas de pesquisa do grupo de pesquisa do curso, enfatizando os fundamentos da pesquisa laboratorial, clínica, epidemiológica e bibliográfica odontológica;

- Fomentar a condução de pesquisas no âmbito do curso, por meio da seleção de temas, professores orientadores e elaboração de projeto de pesquisa a ser desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. A pesquisa e a Odontologia
  2. Princípios básicos em pesquisa
  3. Fundamentos da pesquisa laboratorial
  4. Fundamentos da pesquisa clínica
  5. Fundamentos da pesquisa epidemiológica
  6. Fundamentos da pesquisa bibliográfica
  7. Elaboração do projeto de pesquisa
  8. Pesquisando a literatura
  9. Ética na pesquisa
  10. Plágio

 

5 METODOLOGIA

Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a estimular o pensamento crítico e investigativo do aluno, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma.

Para melhor compreensão dos assuntos abordados serão utilizados recursos audiovisuais, vídeos, softwares para enquetes e simulações, de forma a diversificar as estratégias e recursos utilizados em aula, tendo em vista o estímulo à participação e autonomia dos discentes.

A disciplina prevê a realização de atividades práticas, exercícios, trabalhos em grupos, mesas redondas e discussões em pequenos e grandes grupos, bem como a preparação e apresentação de relatórios embasados na leitura crítica de artigos científicos em língua portuguesa e inglesa.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem dos alunos será diagnóstica e cognitiva, irá ocorrer por meio da participação efetiva nas aulas, nas atividades práticas, na realização e entrega do projeto de pesquisa e desempenho do acadêmico na qualificação do projeto de pesquisa. O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina.

Para a avaliação da apresentação do projeto, serão considerados os parâmetros avaliados na apresentação do trabalho de conclusão de curso, excetuando-se a avaliação dos resultados, discussão e conclusão, a fim de verificar os seguintes aspectos:

I – APRESENTAÇÃO/DEFESA (peso 4,0)

Postura

Elaboração dos Slides

Objetividade e Clareza

Sequência do Desenvolvimento

Adequação do tempo

Domínio sobre o Assunto

TOTAL I

II - CONTEÚDO DO TTC (peso 6,0)

Título e Resumo

Introdução

Revisão Bibliográfica

Materiais e Métodos

Apresentação gráfica e Normas ABNT

 

Esses critérios serão verificados pelo professor da disciplina e pelo professor orientador, e a média das avaliações irá compor a nota do aluno na disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.

FERRARI, Rosane de Fátima et al. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico] – Frederico Westphalen, RS: URI, 2017.

VOLPATO, Gilson L. Publicação científica. 3 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

HULLEY, Stephen B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STORTI, Adriana Troczinski et al. Trabalhos acadêmicos: da concepção à apresentação. 3. ed., rev. e atual. Erechim: EdiFAPES, 2013.