DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE IMPLANTODONTIA CÓDIGO: 40-772 PRÉ-REQUISITOS: 40-765 CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica: 30 / Prática: 30) Nº DE CRÉDITOS: 04
1 EMENTA Características de biologia celular e fisiologia da osseintegração. Anatomia e anestesiologia aplicada à implantodontia. Radiologia e exame do paciente em implantodontia. Técnicas cirúrgicas, sistemas de implantes e conexões protéticas.
2 OBJETIVO GERAL • Capacitar o aluno à avaliar e elaborar plano de tratamento para os diferentes tipos de planejamento restaurador; • Avaliar sistemicamente o paciente para implantodontia; • Avaliar exames de imagem complementares para elaboração do diagnóstico e planejamento protético; • Conhecer os diferentes sistemas de implantes utilizados para tratamento reabilitador.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre diagnóstico e histórico da implantodontia; - Planejar o tratamento reabilitador com implantes ósseointegrados; - Capacitar os alunos para avaliação dos diferentes sistemas e componentes protéticos utilizados para a reabilitação com implantes.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA Desenvolvimento de atividades teóricas e interativas, objetivando o aprendizado integral do aluno. As estratégias metodológicas incluirão aulas teóricas, seminários, interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, visando a integração do conteúdo teórico com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos. Atividades práticas simulando em manequins o atendimento e reabilitação de pacientes e instalação e reabilitação de diferentes plataformas protéticas. Para o desenvolvimento destes conteúdos serão formulados problemas relativos ao conteúdo a ser abordados e vivenciados na prática clínica. Os alunos serão estimulados a examinar, diagnosticar, planejar, elaborar planos de tratamento. 6 AVALIAÇÃO Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.
Atividades avaliativas e pesos:
*Provas teóricas → individuais e sem consulta.
• As análises de aprendizagem individuais (provas) serão escritas, constituídas por questões discursivas e objetivas, aplicadas em data previamente marcada. • O aluno que se ausentar no dia da realização da prova só terá direito à prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela coordenação do curso. • Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso ou manuscrito, de acordo com o tipo de atividade. • Os trabalhos entregues com atraso terão a redução de 30% do valor e poderão ser recebidos até a aula da semana seguinte, a partir da data de entrega determinada. Não cabem formas substitutivas para os mesmos. • Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos, contiverem evidências de material literalmente copiado ou traduzido de livros ou Internet.
Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação: • Qualidade das ideias: fundamento das ideias, correlação de conceitos e inferências, riqueza na argumentação, profundidade dos pontos de vista. • Uso correto de linguagem: linguagem científica (escrita e aplicação correta de termos), gramática, normas técnicas de apresentação/digitação. • Criatividade e originalidade Condições de aprovação e reprovação: - Média final 4,9 – reprovação; - Média final entre 5,0 e 6,9 – exame. - Média final 7,0 ou superior – aprovação. O exame compreenderá todos os conteúdos ministrados na disciplina de Implantodontia.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARDOSO A C. O passo-a-passo da prótese sobre implante: da 2ª etapa cirúrgica à reabilitação final. 2. ed. São Paulo: Santos, 2014. LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. MISCH, CE. Implantes dentais contemporâneos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BONACHELA, Wellington Cardoso; ROSSETTI, Paulo Henrique Orlato. Overdentures: das raízes aos implantes osseointegrados - planejamentos, tendências e inovações. São Paulo: Santos, 2003. BENNANI, Vincent; BAUDOIN, Clément-Alexandre. Estética e perfil de emergência na implantodontia. Porto Alegre: Artmed, 2002. KÖNIG JUNIOR, Bruno. Implantologia e osteointegração: quanto à pesquisa em cerâmicas, aplicações clínicas e outros materiais. São Paulo: Roca, 2010. MCNEILL, Charles. Ciência e prática da oclusão. São Paulo: Quintessence, 2000. ORÉFICE, Rodrigo Lambert; PEREIRA, Marivalda de Magalhães; MANSUR, Herman Sander. Biomateriais: fundamentos & aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
|