Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE PRÓTESE REMOVÍVEL II

CÓDIGO: 40-771

PRÉ-REQUISITO: 40-768

CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60)           

Nº DE CRÉDITOS: 06

 

1 EMENTA

Planejamento e execução das fases clínicas e laboratoriais de próteses totais. Planejamento e execução das fases clínicas e laboratoriais de próteses parciais removíveis retidas a grampo. Instalação em pacientes de próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo. Proservação de próteses totais e próteses parciais removíveis retidas à grampo.

 

2 OBJETIVO GERAL

• Capacitar o aluno para diagnosticar pacientes edentados totais e parciais.

• Capacitar o aluno para executar o tratamento de pacientes edentados totais e parciais utilizando próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o aluno para diagnosticar pacientes edentados totais e parciais;

- Planejar tratamentos para pacientes edentados totais e parciais;

- Capacitar o aluno para executar o tratamento de pacientes edentados totais e parciais utilizando próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo;

- Executar as fases clínicas e laboratoriais de próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo;

- Planejar as estruturas metálicas utilizadas em prótese parcial removível retidas a grampo;

- Avaliar os aspectos clínicos relacionados ao tratamento de pacientes edentados totais e parciais;

- Instalar em pacientes as próteses totais e parciais removíveis retidas a grampo;

- Proservar os pacientes de próteses totais e parciais removíveis retidas a grampo.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Introdução a reabilitação protética com próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo.
  2. Relações Intermaxilares de pacientes edentados totais superiores e edentados parciais inferiores.
  3. Plano oclusal, oclusão, remontagem e ajuste oclusal em prótese total e prótese parcial retida a grampo.
  4. Prótese total imediata.
  5. Preparo de boca prévio à execução da prótese total e prótese parcial removível retida a grampo.
  6. Indicações e contraindicações para execução de próteses totais e próteses parciais retidas a grampo.
  7. Transferência da trajetória de inserção em prótese parcial removível retida a grampo.
  8. Revestimento, ligas metálicas utilizadas, fundição, acabamento das estruturas metálicas utilizadas em prótese parcial retida a grampo.
  9. Prova da estrutura metálica.
  10. Seleção e montagem dos dentes em prótese parcial retida a grampo.
  11. Prova estética e funcional de pacientes de prótese total e prótese parcial inferior retida a grampo.
  12. Instalação de prótese total.
  13. Instalação de prótese parcial removível retida a grampo.
  14. Proservação de pacientes portadores de prótese total e prótese parcial removível retida a grampo.
  15. Reembasamento de prótese total e prótese parcial removível retida a grampo.

 

5 METODOLOGIA

        Desenvolvimento de atividades teóricas dialogadas e interativas, com foco no aprendizado. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, seminários, entre outros, sempre priorizando a integração do conteúdo com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos.

         Atividades práticas em pacientes promovendo diagnostico, planejamento, reabilitação e prognostico de pacientes edentados totais e parciais.

 

6 AVALIAÇÃO

         Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras.

         Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

Atividades avaliativas e pesos:

Atividade

Valor

Atividade

Valor

Atividade

Valor

PROVA 1*

10

PROVA 2*

10

Prática

10

Nota do semestre = Médica aritmética da soma de Prova 1 + Prova 2 + Prática

*Provas teóricas → individuais e sem consulta.


Observações Importantes:

• As análises de aprendizagem individuais (provas) serão escritas, constituídas por questões discursivas e objetivas, aplicadas em data previamente marcada.

• O aluno que se ausentar no dia da realização da prova só terá direito à prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela coordenação do curso.

• Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso ou manuscrito, de acordo com o tipo de atividade.

• Os trabalhos entregues com atraso terão a redução de 30% do valor e poderão ser recebidos até a aula da semana seguinte, a partir da data de entrega determinada. Não cabem formas substitutivas para os mesmos.

• Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos, contiverem evidências de material literalmente copiado ou traduzido de livros ou Internet.

 

Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:

• Qualidade das ideias: fundamento das ideias, correlação de conceitos e inferências, riqueza na argumentação, profundidade dos pontos de vista.

• Uso correto de linguagem: linguagem científica (escrita e aplicação correta de termos), gramática, normas técnicas de apresentação/digitação.

• Criatividade e originalidade

Condições de aprovação e reprovação:

- Média final 4,9 – reprovação;

- Média final entre 5,0 e 6,9 – exame.

- Média final 7,0 ou superior – aprovação.

O exame compreenderá todos os conteúdos ministrados na disciplina de Prótese Removível II.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARR, Alan B.; BROW, David Mc Craken Prótese parcial removível. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

TODESCAN, Reynaldo; SILVA, Eglas E. Bernardes da; SILVA, Odilon José da. Atlas de prótese Parcial Removível. São Paulo: Santos, 2012.

ZANETTI, Artemio Luiz; LAGANÁ, Dalva Cruz. Planejamento de prótese parcial. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1996.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORRÊA, Gerson de Arruda. Prótese total passo a passo. São Paulo: Santos, 2005.

CUNHA, Vicente de Paula Prisco da; MARCHINI, Leonardo. Prótese total contemporânea na reabilitação bucal. São Paulo: Santos, 2007.

DOMITTI, Saide Sarckis; CONSANI, Simonides. Prótese total articulada com prótese parcial removível. São Paulo: Santos, 2001.

RIBEIRO, Maurício Serejo. Manual de prótese total removível. São Paulo: Santos, 2007.

VERÓNIQUE, D. Edentulismo, uso de próteses totais e removíveis e nutrição. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MAZZO, Daniel; VIEIRA, Glauco Fioranelli. Manual de prótese total. 2 ed. São Paulo: Santos, 2001.