DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA CÓDIGO: 40-769 PRÉ-REQUISITO: 40-766, 40-764, 40-767, 40-796, 40-765 CARGA HORÁRIA: 150 (Teórica: 30 / Prática: 120) Nº DE CRÉDITOS: 10
1 EMENTA Integração do aluno com a realidade social e econômica da comunidade a qual está inserido. Atendimento clínico, de modo interdisciplinar, de forma generalista, com a visão holística dos pacientes. Proporcionar simulação de situações reais de vida e trabalho. Prevenção, promoção de saúde e reabilitação.
2 OBJETIVO GERAL Promover a complementação da formação profissional dos acadêmicos, de forma generalista, através da integração das diversas disciplinas e especialidades que compõem a prática clínica odontológica. Desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao diagnosticar, planejar e executar planos de tratamento a fim de promover saúde, prevenir enfermidades e reabilitar a saúde oral dos pacientes. Proporcionar o aprendizado sociocultural e profissional, a partir da participação em situações reais da prática odontológica, onde o acadêmico vivencia a experiência profissional da Odontologia.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver a visão integrada entre as especialidades, entendendo os processos de exames diagnósticos específicos de cada disciplina; - Elaborar o plano de tratamento de acordo com as necessidades do paciente, condições técnicas e socioeconômicas, sendo previamente estabelecido pelo aluno, discutido, aprovado e supervisionado pelo corpo docente próprio da disciplina; - Execução do planejamento previamente definido, com a sequência lógica de intervenções conforme níveis de urgência, ou ainda procedimentos prévios necessários a execução correta do tratamento proposto; - Desenvolver e aprimorar as habilidades de execução dos procedimentos clínicos, com a aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos nas disciplinas básicas e complementados nas aulas teóricas da clínica integrada.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1. Retentores intrarradiculares (Dentística); 2. Tratamento de manchas e descolorações dentárias (Dentística); 3. Facetas em dentes anteriores: preparo e restauração (Dentística); 4. Traumatismo nas estruturas de suporte (Endodontia); 5. Tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta (Endodontia); 6. Tratamento das reabsorções dentárias (Endodontia); 7. Princípio da cirurgia Periodontal (Periodontia); 8. Restabelecimento das distâncias biológicas e raspagem em campo aberto (Periodontia); 9. Cirurgia periodontal (Periodontia); 10. Laserterapia em Odontologia (Cirurgia); 11. Princípios do tratamento ao paciente traumatizado (Cirurgia); 12. Tratamento das Fraturas Faciais (Cirurgia); 13. Diagnóstico em Cariologia; 14. Cirurgia Ortognática.
5 METODOLOGIA As aulas teóricas serão expositivas, apresentadas com o auxílio de recursos audiovisuais. Apresentação de seminários pelos alunos, onde irão expor os casos clínicos executados ao longo do semestre. As aulas práticas serão baseadas nos atendimentos clínicos. Os pacientes serão atendidos por duplas de alunos, na Clínica-Escola da URI, na URICEPP. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado serão encaminhados à coordenação do curso de Odontologia, a qual irá direcionar o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declarem-se com deficiência serão direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.
6 AVALIAÇÃO O processo de avaliação do aluno ocorrerá a partir de seu desempenho TEÓRICO e desempenho PRÁTICO. O desempenho dos alunos será avaliado do seguinte modo: - Avaliação prática: relacionada aos desempenho durante os atendimentos clínicos. As notas práticas diárias serão atribuídas pelos professores em fichas de avaliação preenchidas a cada aula prática, considerando os seguintes critérios:
Possíveis limitações motoras ou de acesso as informações referentes a avaliação clínica diária serão consideradas pelo corpo docente, e adequações no método de avaliação poderão ser executadas conforme a necessidade do aluno. - Avaliação teórica: A avaliação teórica será composta por: a. Prova teórica: Duas provas teóricas serão realizadas durante o semestre, com questões dissertativas e/ou objetivas. O conteúdo teórico será cumulativo durante o semestre e poderá ser requisitado em todas as provas. Todas as questões deverão ser obrigatoriamente respondidas com caneta e letra legível. Questões respondidas à lápis e/ou ilegíveis serão consideradas erradas. Questões objetivas rasuradas e questões (objetivas ou descritivas) não respondidas também serão anuladas. Em casos de faltas nas datas de realização das provas, o aluno terá direito à prova substitutiva caso apresente justificativa plausível e oficial. A eventual prova substitutiva será realizada em data a ser definida pelos professores conforme a disponibilidade de datas e horários. A justificativa para qualquer falta, em dia de prova ou qualquer outra atividade, deverá ser apresentada para um dos professores da disciplina para análise e para a coordenação do curso. Situações específicas onde o aluno apresente dificuldades de acesso as informações presentes na avaliação, dificuldade de entendimento da mesma ou ainda limitações motoras, a prova poderá ser aplicada de modo verbal, onde o professor poderá ditar as questões ao aluno ou apenas ler as questões, a fim de permitir a resolução da avaliação por todos os alunos que compõem a turma. O aluno será encaminhado à coordenação do curso para que possa ser direcionado ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico).
b. seminários de casos clínicos: Cada duplas deverá apresentar, em forma de seminários, dois casos clínicos executados nas clínicas ao longo do semestre. O objetivo dessa atividade é posicionar o aluno no centro da construção do conhecimento, a partir da exposição de questões fundamentais no planejamento e execução dos casos clínicos, sempre com o embasamento teórico apropriado. Esses seminários serão divididos da seguinte maneira: 1) Primeiro seminário: a dupla deverá apresentar o paciente, com informações relevantes a respeito do contexto social ao qual seu paciente está inserido, contextualizando essa informações com o quadro clínico inicial do paciente. Informações a respeito dos diagnósticos do paciente deverão ser apresentadas nesse momento, e com essas informações, a proposição de um completo plano de tratamento. 2) Segundo seminário: deverá apresentar um breve resumo do primeiro seminário, a fim de contextualizar os colegas sobre a situação do paciente. A partir disso, a execução dos procedimentos clínicos deverá ser apresentada. A sequência correta dos passos clínicos, juntamente com as técnicas adequadamente realizadas, deverão ser apresentadas. A discussão a respeito do exposto será estimulada, a fim de estimular a construção do conhecimento e do senso crítico dos alunos, principalmente em relação a tomada de decisão clínica.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Odontologia Restauradora – Fundamentos & Técnicas (Volumes 1 e 2). São Paulo: Santos, 2013. LINDHE, J. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. LOPES, Hélio Pereira; SIQUEIRA JÚNIOR, José Freitas. Endodontia: biologia e técnica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2010. COHEN, Stephen; HARGREAVES, Kenneth M. (Coord.). Caminhos da polpa. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. CONVISSAR, Robert A. Princípios e práticas do laser na Odontologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011. OLIVEIRA, José Augusto Gomes Pereira de. Traumatologia bucomaxilofacial e reabilitação morfofuncional. São Paulo: Santos, 2012.
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