DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE PRÓTESE REMOVÍVEL I CÓDIGO: 40-768 PRÉ-REQUISITO: 20-398, 40-744, 40-450, 40-754, 40-758, 40-760, 40-761 CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Histórico e evolução da Prótese Removível. Planejamento e execução das fases laboratoriais para a confecção de Próteses Totais. Planejamento da estrutura metálica das próteses parciais removíveis retidas a grampo. Avaliação dos aspectos clínicos relacionados à execução de próteses totais e próteses parciais removíveis retidas a grampo.
2 OBJETIVO GERAL • Capacitar o aluno para diagnosticar e elaborar plano de tratamento para os diferentes tipos de pacientes edentados totais e parciais; • Identificar os diferentes tipos de edentados parciais; • Executar no laboratório as etapas laboratoriais pertinentes ao cirurgião-dentista para execução de próteses totais e parciais removíveis retidas a grampo.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre diagnóstico dos diferentes tipos de pacientes edentados totais, parciais e patologias associadas. - Planejar reabilitações bucais com próteses totais e parciais removíveis retidas à grampo. - Capacitar os alunos para a execução das fases laboratoriais da confecção da prótese total e parcial removível retida a grampo. - Capacitar os alunos para a execução das fases clínicas da confecção das mesmas.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA Desenvolvimento de atividades teóricas dialogadas e interativas, com foco no aprendizado. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, seminários, entre outros, sempre priorizando a integração do conteúdo com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos. Atividades práticas simulando em manequins o atendimento e reabilitação de pacientes edentados totais e parciais. Para o desenvolvimento destes conteúdos serão formulados problemas relativos ao conteúdo a ser abordados e vivenciados na prática clínica. Os alunos serão estimulados a examinar, diagnosticar, planejar, elaborar plano de tratamento e executar o referido plano de tratamento de forma prática e multidisciplinar utilizando todos os recursos disponíveis pela escola.
6 AVALIAÇÃO Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras. Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.
Atividades avaliativas e pesos:
*Provas teóricas → individuais e sem consulta.
• As análises de aprendizagem individuais (provas) serão escritas, constituídas por questões discursivas e objetivas, aplicadas em data previamente marcada. • O aluno que se ausentar no dia da realização da prova só terá direito à prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela coordenação do curso. • Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso ou manuscrito, de acordo com o tipo de atividade. • Os trabalhos entregues com atraso terão a redução de 30% do valor e poderão ser recebidos até a aula da semana seguinte, a partir da data de entrega determinada. Não cabem formas substitutivas para os mesmos. • Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos, contiverem evidências de material literalmente copiado ou traduzido de livros ou Internet.
Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação: • Qualidade das ideias: fundamento das ideias, correlação de conceitos e inferências, riqueza na argumentação, profundidade dos pontos de vista. • Uso correto de linguagem: linguagem científica (escrita e aplicação correta de termos), gramática, normas técnicas de apresentação/digitação. • Criatividade e originalidade Condições de aprovação e reprovação: - Média final 4,9 – reprovação; - Média final entre 5,0 e 6,9 – exame. - Média final 7,0 ou superior – aprovação. O exame compreenderá todos os conteúdos ministrados na disciplina de Prótese Removível I.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA TELLES, Daniel de Moraes. Prótese Total convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos, 2011. TURANO, José Ceratti; TURANO, Marcelo Villas-Boas. Fundamentos de prótese total. 9. ed. São Paulo: Santos, 2009 KLIEMANN, Cláudio; OLIVEIRA, Wagner de. Manual de prótese parcial removível. São Paulo: Santos, 2011.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASTRO, Osmar; GOMES, Tomaz. Técnica de clonagem terapêutica em prótese total. São Paulo: Santos, 2009 JANUZZI, Durval. Manual de prótese dentária: para protéticos e cirurgiões dentistas. São Paulo: Santos, 2011. RIBEIRO, Maurício Serejo. Manual de prótese total removível. São Paulo: Santos, 2007. VERÓNIQUE, D. Edentulismo, uso de próteses totais e removíveis e nutrição. Porto Alegre: Artmed, 2008. MAZZO, Daniel; VIEIRA, Glauco Fioranelli. Manual de prótese total. 2 ed. São Paulo: Santos, 2001.
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