Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE PERIODONTIA I-A

CÓDIGO: 40-767

PRÉ-REQUISITO: 40-760

CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60)              

Nº DE CRÉDITOS: 06

 

1 EMENTA

Diagnóstico e tratamento das doenças periodontais nos seus variados aspectos e diversificações. Interpretação de exames e aprofundamento em diagnostico e prognóstico periodontal, inter-relacionando com todas as outras especialidades odontológicas. Tratamento do paciente periodontal.

 

2 OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimento sobre o processo saúde-doença periodontal, diagnóstico e plano de tratamento relacionado as doenças periodontais.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Abordagem terapêutica dos quadros periodontais agudos que se associam as condições periodontais em adultos.

- Reconhecimento do comportamento do periodonto de sustentação na saúde e doença pela análise e interpretação de imagens radiográficas.

- Tratamento das sequelas da doença periodontal com procedimentos ressectivos ou conservadores, dos tecidos moles.

- Atendimento de quadros emergenciais.

- Ampliação dos conhecimentos para o diagnóstico de casos periodontais.

- Elaboração do prognóstico e plano de tratamento.

- Tratamento de casos incipientes de doença periodontal marginal infecciosa e terapia de assistência profissional.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Diagnóstico Periodontal
  2. Plano de Tratamento e Fatores do Hospedeiro
  3. Avaliação do Paciente Periodontal e Prognóstico
  4. Epidemiologia das Doenças Periodontais
  5. Manejo Comportamental do Paciente Periodontal
  6. Tratamento Periodontal I – Entrevista Motivacional
  7. Tratamento Periodontal II – Controle Mecânico do Biofilme e Terapia não-cirúrgica
  8. Fatores Coadjuvantes à Terapia Periodontal
  9. Antibióticoterapia Periodontal
  10. Lesões Endo-Periodontais
  11. Aspectos Radiográficos e Manejo de Defeitos Ósseos
  12. Tratamento de Dentes com envolvimento de Furca
  13. Interrelação entre Periodontia e outras especialidades Odontológicas
  14. Periimplantite
  15. Introdução à Cirurgia Periodontal

 

5 METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada será através de aulas expositivas e dinâmicas de grupo (seminários), bem como metodologias ativas de discussões de artigos e debates de casos clínicos, demonstrações práticas e clínica com pacientes.

 

 

Metodologias Ativas:

- Seminário de Integração:

Tema: Seminário integrativo de conteúdos

Objetivo Geral: Elaboração de uma aula expositiva para apresentação ao grande grupo

Objetivos Específicos: Busca ativa de conteúdos envolvendo um tema específico, envolvimento a literatura científica; treinamento de dinâmica de apresentação em grande grupo; debate em grande grupo dos conteúdos apresentados.

Metodologia: delimitação de um tema específico e elaboração de uma aula expositiva de 30 minutos, de forma individual, para ser ministrada ao grande grupo; Sorteio de duas pessoas para apresentarem suas aulas desenvolvidas e, após, discussão aberta sobre os temas apresentados visando estimular a participação e melhor entendimento do conteúdo ministrado.

Avaliação: avaliação individual de cada apresentação elaborada e entregue para o professor em formato digital, com bônus para os alunos que forem sorteados e apresentarem para o grande grupo.

 

- Diagnóstico e Plano de tratamento Integrado em Odontologia

Tema: diagnóstico e plano de tratamento integrado em odontologia – tratamento indicado x tratamento real.

Objetivo Geral: Proporcionar conhecimentos específicos, interação com as diversas áreas da saúde. Reconhecer, classificar e distinguir alterações fisiológicas, estado de saúde bucal e geral, diagnóstico, planejamento e execução de tratamento.

Objetivos Específicos: Estimular senso crítico adaptativo da aplicação dos conhecimentos odontológicos para estabelecimento de plano de tratamento individual; Estimular debate e discussão de informações em grupo; Estimular integração de conhecimentos e trabalho em equipe para estabelecimento de diagnóstico e plano de tratamento odontológico.

Metodologia: Apresentação de imagens em power point e informações sobre casos clínicos específicos aos conteúdos ministrados; Dinâmica em grupo: reunião em grupos de alunos para discussão das informações e troca de conhecimentos para estabelecimento de diagnóstico e elaboração de um plano de tratamento para cada paciente.

Avaliação: Exposição do diagnóstico e plano de tratamento para o grande grupo e entrega do plano de tratamento escrito para o professor ao final.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante:

1. Observação da frequência as atividade da disciplina;

2. Participação do aluno nas atividades proposta pela disciplina;

3. Desempenho individual através de provas escritas e apresentação de seminários;

4. Relacionamento com colegas e professores.

5. Desempenho nas atividades clínicas.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRUNETTI, M. C.; FERNANDES, M. I.; MORAES, R. G. B. de. Fundamentos da periodontia: teoria e prática. São Paulo: Artmed, 2007.

LINDHE, Jan; LANG, Niklaus Peter; KARRING, Thorkild (Coord.). Tratado de periodontia clínica e implantologia oral: conceitos básicos – conceitos clínicos. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

NEWMAN, Michael G; TAKEI, Henry H.; KLKEVOLD, Perry R. Carranza, periodontia clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COHEN, Edward S. Atlas de cirurgia periodontal reconstrutiva e cosmética. 3. ed. São Paulo: Santos, 2009.

DUARTE, C. A. Cirurgia periodontal: pré-protética, estética e peri-implantar. 3. ed. São Paulo: Santos, 2009.

HENRIQUES, Paulo Sérgio Gomes. Estética em periodontia e cirurgia plástica periodontal. 2. ed. São Paulo: Santos, 2004.

JOLY, Julio Cesar; CARVALHO, Paulo Fernando Mesquita de; SILVA, Robert Carvalho da. Reconstrução tecidual estética: procedimentos plásticos e regenerativos periodontais e peri-implantares. São Paulo: Artmed, 2012.

WOLF, Herbert F.; HASSELL, Thomas M. Manual de periodontia: fundamentos, diagnóstico, prevenção e tratamentos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

Notícias do Curso

Ver todas