DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE DENTÍSTICA PREVENTIVA E RESTAURADORA II CÓDIGO: 40-764 PRÉ-REQUISITOS: 40-758 CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Princípios do diagnóstico, plano de tratamento e intervenção clínica de procedimentos restauradores estéticos. Detalhamento de exames clínicos e complementares. Procedimentos restauradores com reconstruções coronárias extensas, com técnicas diretas e indiretas. Diferentes materiais restauradores em lesões cariosas e não cariosas incipientes.
2 OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno que ele seja capaz de identificar a necessidade do tratamento restaurador e possa planejar e realizar os diferentes tipos de procedimentos restauradores diretos, com planejamento estético e empregando de maneira correta técnicas de manipulação e inserção dos materiais.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolvimento da habilidade psicomotora para execução de tratamentos restauradores diretos de pequena, média e alta complexidade; - Técnicas e manuseio de diferentes materiais restauradores em lesões cariosas e não cariosas incipientes; - Desenvolvimento e percepção das propriedades ópticas das resinas compostas, através da manipulação e estratificação do material; - Planejamento estético, combinando procedimentos restauradores e não restauradores.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1. Restaurações classe IV em resina composta direta. 2. Selamento de cicatrículas e fissuras – panorama atual na Odontologia. 5.1 Inlays e Onlays 5.2 Overlays e Endocrown 6. Enceramento Diagnóstico 7. Dentística e prótese fixa – decisão de tratamento. 9. Clareamento de Dental: Caseiro e de consultório. 10. Inter-relação entre Dentística e periodontia.
5 METODOLOGIA As aulas teóricas serão expositivas, apresentadas com o auxílio de recursos audiovisuais. As aulas práticas serão divididas em atividades laboratoriais (exercícios em manequim) e atendimento clínico. Os pacientes serão atendidos por duplas de alunos, na Clínica-Escola da URI, na URICEPP. Possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas, considerando cada caso e executando as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma. Alunos com dificuldades de aprendizado serão encaminhados à coordenação do curso de Odontologia, a qual irá direcionar o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declarem-se com deficiência serão direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI. Para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências necessárias à formação profissional, a disciplina prevê a realização de atividades de integração com o mercado de trabalho, por meio da inserção do acadêmico em vários cenários que possibilitem a aprendizagem juntamente com a problematização e experiências diárias. Além da integração com o mundo do trabalho, requerendo o desenvolvimento da capacidade de aprender, trabalhar em equipes inter ou multidisciplinares, gerenciamento, comunicação, de refletir criticamente e de aprimorar qualidades éticas e humanistas, de compreensão e adaptação à realidade. Por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as quais envolvem sistemas tecnológicos interligados e por meio da qual se armazenam e transmitem informações em formato digital, a disciplina tem utilizado, como sistema de apoio ao ensino e comunicação, o RM Portal e o RM Mobile para disponibilizar aos alunos, de maneira prática e rápida, ementas, conteúdos, apresentações, artigos, trabalhos e links de acesso prático a materiais relevantes para estudo.
6 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será baseada em seu desempenho teórico e prático ao longo do semestre. Para isso, será composta uma média semestral na disciplina, a qual será constituída pelas avaliações teórica e prática. A avaliação teórica será composta pela média aritmética entre 2 (duas) provas durante o semestre (T1, T2), com questões dissertativas e/ou objetivas (incluindo somatórias), com pesos semelhantes: T1 = 10 pontos e T2 = 10 pontos. A nota teórica resultará em uma média entre 0 (zero) a 10 (dez), e será calculada: (T1 + T2) /2. O conteúdo teórico será cumulativo durante o semestre e poderá ser requisitado em todas as provas. Todas as questões deverão ser obrigatoriamente respondidas com caneta e letra legível. Questões respondidas à lápis e/ou ilegíveis serão consideradas erradas (nota = 0). Questões objetivas rasuradas e questões (objetivas ou descritivas) não respondidas também serão anuladas. O aluno que não preencher o campo reservado à sua identificação na prova receberá a nota 0 (zero), independentemente de ter respondido corretamente as questões. Em casos de faltas nas datas de realização das provas, o aluno terá direito à prova substitutiva caso apresente justificativa plausível e oficial. A eventual prova substitutiva será realizada em data a ser definida pelos professores conforme a disponibilidade de datas e horários. A justificativa para qualquer falta, em dia de prova ou qualquer outra atividade, deverá ser apresentada para um dos professores da disciplina para análise e para a coordenação do curso. Situações específicas onde o aluno apresente dificuldades de acesso as informações presentes na avaliação, dificuldade de entendimento da mesma ou ainda limitações motoras, a prova poderá ser aplicada de modo verbal, onde o professor poderá ditar as questões ao aluno ou apenas ler as questões, a fim de permitir a resolução da avaliação por todos os alunos que compõem a turma. O aluno será encaminhado à coordenação do curso para que possa ser direcionado ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). A avaliação prática será composta pela média aritmética entre 2 (duas) notas P1 e P2, com pesos semelhantes: P1 = 10 pontos / P2 = 10 pontos referente ao desempenho referente as atividades práticas. A nota prática P1 será composta por: - 5,0 pontos referentes a nota da prova prática (laboratório). - 5,0 pontos referentes a nota prática diária em clínica do 1º bimestre. A nota prática P2, referente ao segundo bimestre, será integralmente composta pela nota prática diária em clínica. A nota prática resultará em nota entre 0 (zero) a 10 (dez) e será calculada: (P1 + P2) /2 As notas práticas diárias serão atribuídas pelos professores em fichas de avaliação, considerando os seguintes critérios: • Pontualidade e assiduidade: Os alunos deverão organizar a estação de atendimento e apresentar-se prontos para iniciar o atendimento no horário previsto para início da aula prática, com tolerância máxima de 10 minutos. É de responsabilidade dos alunos a organização para iniciar os atendimentos no horário adequado. Possíveis faltas deverão ser justificadas aos professores, e os pacientes da dupla deverão ser previamente desmarcados junto a secretaria da clínica escola. • Instrumental: o aluno deverá sempre portar todos os instrumentais e materiais requisitados na lista da disciplina de Dentística. A mesa clínica deverá estar pronta antes do início do procedimento. A organização e limpeza dos materiais e instrumentais também serão observados. • Planejamento: o correto plano de tratamento deve ser definido na primeira consulta, e a dupla deverá apresentar o planejamento restaurador para cada consulta clínica prevista no plano de tratamento. O planejamento pode ser apresentado por escrito, em forma de roteiro e servirá como um guia durante a execução dos procedimentos em pacientes. Os pacientes poderão ser chamados apenas após a montagem da mesa clínica e apresentação do roteiro/planejamento restaurador referente a sessão clínica em questão- Habilidade técnica: compreende a condução adequada das etapas do procedimento restaurador (anestesia, isolamento, colocação de matriz e cunhas, aplicação do sistema adesivo, manipulação e inserção do material restaurador, fotopolimerização adequada). • Conhecimento teórico: demonstrado pelo aluno durante o diagnóstico, a execução do plano de tratamento e eventuais questionamentos que os professores farão durante os procedimentos. • Supervisão: compreende a relação de respeito dos alunos para com os pacientes, a anuência dos professores com relação ao plano de tratamento e cada procedimento clínico. O plano deverá ser elaborado pela dupla de alunos e aprovado no mínimo por um dos professores da disciplina. O aluno deve obrigatoriamente mostrar o caso para um dos professores antes do atendimento do dia. Após a finalização do procedimento e antes de liberar o paciente, o professor também deverá ser consultado. O início e/ou a finalização de um atendimento clínico sem a supervisão de um dos professores da disciplina implicará na nota prática 0 (zero) da respectiva data. • Biossegurança: Será observada a limpeza e montagem do box antes do atendimento clínico, conforme as normas da disciplina de Biossegurança, e também o estado em que o box será deixado após a conclusão da atividade. O descarte correto dos resíduos (lixo contaminado e perfurocortantes) também será um critério de avaliação. Conforme as normas do curso, o aluno deverá utilizar a roupagem orientada pela clínica escola, sapatos fechados e EPI(s). Para atendimento clínico, o paciente deverá receber propés e EPI(s) pelos alunos. A paramentação inadequada poderá implicar no cancelamento da atividade e o aluno receberá nota 0 (zero). • Prontuário: preenchimento correto e legível do prontuário, e solicitação da assinatura de um dos professores da disciplina ao final do procedimento. O aluno também é responsável por encartelar as radiografias com o nome do paciente e a data. Alguns procedimentos clínicos devem ser preenchidos na ficha do CEO, e para isto os professores irão orientar os alunos no primeiro dia de aula. Possíveis limitações motoras ou de acesso as informações referentes a avaliação prática serão consideradas pelo corpo docente, e adequações no método de avaliação poderão ser executadas conforme a necessidade do aluno. O aluno que obtiver média final entre 5 (cinco) e 7 (sete) pontos, ainda terá o direito de realizar o exame, a ser confirmado pela Secretaria Acadêmica do Curso de Odontologia, e seguindo as normas do exame previstas no manual acadêmico. O aluno que não atingir a nota mínima de 5 (cinco) pontos na média final do semestre estará automaticamente reprovado, sem direito à realização de exame.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Odontologia Restauradora – Fundamentos & Técnicas (Volumes 1 e 2). São Paulo: Santos, 2013. GARONE NETTO, Narciso (et al.). Introdução à dentística restauradora. São Paulo: Santos, 2003. MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1, ed. São Paulo: Santos, 2006.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Caderno de dentística: restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes anteriores. São Paulo: Santos, 2006. BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010. GARONE NETTO, Narciso (et al.). Dentística restauradora: restaurações diretas, técnicas, indicações, recursos. São Paulo: Santos, 2003. HIRATA, Ronaldo. Tips: dicas em Odontologia estética. São Paulo: Artmed, 2011. REIS, Alessandra; LOGUERCIO, Alessandro D. Materiais Dentários diretos: dos fundamentos à aplicação clínica. São Paulo: Santos, 2007.
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