DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE OCLUSÃO CÓDIGO: 40-761 PRÉ-REQUISITOS: 20-398, 40-744 CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 60 / Prática: 30) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Aplicação clínica dos conceitos de oclusão dentária no diagnóstico, plano de tratamento e sua inter-relação com as outras especialidades odontológicas. Correlação entre a anatomo- fisiologia do sistema estomatognático, desordens oclusais, da ATM e sistema neuro-muscular. Propriedades físicas e biomecânicas das placas interloclusais, equilíbrio e ajustes oclusais como abordagem terapêutica.
2 OBJETIVO GERAL Através da compreensão da anatomo-fisiologia do sistema estomatognático, capacitar os discentes a diagnosticar e classificar as más oclusões dentárias, com o entendimento das suas correlações com as Disfunções Têmporo-mandibulares, permitindo a integração dos conteúdos e construção do raciocínio clínico.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver competências no diagnóstico e entender quais são as terapias oclusais reversíveis e quais são irreversíveis e as utilizar como abordagem terapêutica para as Disfunções Têmporo-mandibulares. - Desenvolver competências relacionadas ao manejo de informações (pesquisa, seleção e intepretação de materiais acessados em diferentes bases de dados). - Realizar atualização e aprofundamentos de estudos embasados em evidências científicas, a partir de análise de artigos, estudos de casos, entre outros.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA Desenvolvimento de atividades teóricas dialogadas e interativas, com foco no aprendizado. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos, estudo de caso, estudos dirigidos, seminários, entre outros, sempre priorizando a integração do conteúdo com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos.
6 AVALIAÇÃO Serão realizadas avaliações, individuais, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, análise de modelos de gesso para a classificação das más oclusões dentárias, moldagem, obtenção de modelos de gesso e montagem em articulador semi-ajustável entre pares, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, entre outras.
Atividades avaliativas e pesos:
*Provas teóricas → individuais e sem consulta.
Observações Importantes:
Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:
ACORDO DE CONVIVÊNCIA: Educação, respeito, gentileza, harmonia, postura ética, pro-atividade, colaboração, participação. Sugestões dos alunos: empatia, humildade, responsabilidade, paciência, persistência, compromisso.
LEARRETA, Jorge A (et al.). Compêndio de diagnóstico das patologias da ATM. São Paulo: Artmed, 2004. MCNEILL, Charles. Ciência e prática da oclusão. São Paulo: Quintessence, 2000. OKESON, Jeffrey P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FERGUSON, Lucy Whyte; GERWIN, Robert. Tratamento clínico da dor miofacial. Porto Alegre: Artmed, 2007. ISBERG-HOLM, Annika. Disfunção da articulação temporomandibular: um guia para o clínico. São Paulo: Artmed, 2005. PAIVA, Guiovaldo; MAZZETTO, Marcelo Oliveira. Atlas de placas interoclusais. São Paulo: Santos, 2008. PALLA, Sandro (Coord.). Mioartropatias do sistema mastigatório e dores orofaciais. São Paulo: Artmed, 2004. SIQUEIRA, José Tadeu Tesseroli; TEIXEIRA, Manoel Jacobsen. Dores orofaciais: diagnóstico e tratamento. São Paulo: Artmed, 2012.
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