Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE PATOLOGIA BUCAL

CÓDIGO: 40-757

PRÉ-REQUISITO: 40-748

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15)       

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Anomalias de formação de desenvolvimento da boca e estruturas anexas. Patologia dos tecidos duros dos dentes. Patologia da polpa dentária e dos tecidos periapicais. Patologia dos tecidos periodontais. Cistos e tumores odontogênicos. Patologia óssea dos maxilares. Patologia da mucosa e dos tecidos moles da boca. Patologia das glândulas salivares. Patologia dos nervos e músculos.

 

2 OBJETIVO GERAL

Estudar os aspectos etiopatogênicos e microscópios das principais doenças encontradas na região bucomaxilofacial. Os alunos são incentivados a conhecer e desenvolver a correlação entre os sinais e sintomas clínicos com aspectos microscópios, adquirindo conhecimentos que permitem realizar o diagnóstico correto dessas lesões.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • O aluno deverá conhecer conceitos de exame clínico, biópsias e exames complementares, seu valor e limitação em diagnóstico bucal.
  • Ter o conhecimento básico das principais alterações em tecido duro e tecido mole do complexo maxilomandibular para um diagnóstico e tratamento correto das mesmas.
  • Desenvolver competência para interpretar um laudo anatomopatológico e incentivar nos alunos uma consciência crítica baseada em evidências, capacitando o aluno para um aprendizado consciente e, sobretudo, com fundamentação teórica das diferentes doenças que acometem a boca.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Histopatologia Básica da Mucosa Bucal
  2. Distúrbios de Desenvolvimento
  3. Lesões da mucosa bucal por agentes químicos, físicos e biológicos
  4. Cistos da Boca
  5. Neoplasias
  6. Tumores odontogênicos
  7. Patologia Óssea
  8. Patologia das Glândulas salivares
  9. Doenças em tecido mole da cavidade bucal.

 

5 METODOLOGIA

1. Estratégias de Ensino:

a) Aulas expositivas com utilização de projeções de material didático específico, casos clínicos e lâminas histológicas;

b) Exposição de casos clínicos e artigos sobre as patologias associadas aos casos demonstrados;

c) Metodologia ativa de ensino do conteúdo com a exposição de casos clínicos e discussão de hipóteses diagnósticas dos mesmos por grupos de alunos que concorrem entre si para maior número de acertos. O grupo que tiver maior número de acertos terá como compensação meio ponto em uma das três provas teóricas (avaliadas de 1 a 10).

 


2. Recursos:

Datashow, radiografias, tomografias, lâminas histológicas, fotos e descrição de casos clínicos, bibliografia recomendada.

 

6 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por meio da aplicação de provas teóricas compostas por questões objetivas e dissertativas (três provas teóricas), sendo avaliado seu conhecimento específico do conteúdo dado no decorrer do semestre.

Caso o acadêmico apresente dificuldades de aprendizagem, será referenciado à Coordenação do Curso, que fará o encaminhamento para o setor responsável. Se necessário, após análise, o acadêmico poderá realizar avaliação oral ao invés de escrita. A URI possui o CEAPPI, que tem como propósito realizar orientação, aconselhamento, avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico. Acadêmicos declarados com alguma deficiência poderão ser encaminhados para o Núcleo de Acessibilidade. Este, oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido aos acadêmicos como forma de apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns, garantindo o acesso e a permanência no Ensino Superior.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARNES, Leon (Coord.). Genética e patologia dos tumores de cabeça e de pescoço. São Paulo: Santos, 2009.

NEVILLE, Brad W. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

REGEZI, Joseph A; CIUBBA, James J.; JORDAN, Richard C. K. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 5. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BORAKS, Silvio. Medicina bucal: tratamento clínico-cirúrgico das doenças bucomaxilofaciais. São Paulo: Artmed, 2011.

LASKARIS, George. Atlas colorido de doenças da boca. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LASKARIS, George. Doenças da boca: texto e atlas. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

REGEZI, Joseph A; SCIUBBA, James J.; POGREL, M. Anthony. Atlas de patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

SOAMES, J. V.; SOUTHAM, J.C. Patologia oral. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.