DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA II CÓDIGO: 40-756 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Estudo dos sistemas de saúde no mundo e modelos de atenção à saúde. Atenção Primária em Saúde. Redes de atenção à saúde. O trabalho em equipes multiprofissionais e as atribuições de cada profissional. Organização da saúde bucal na atenção básica e o cuidado por ciclo de vida. Vigilância em saúde. Princípios básicos de gestão em saúde.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a organização de sistemas de saúde em diversos países, promovendo a visão crítica e questionadora acerca da realidade local e regional, bem como o entendimento da organização das redes de atenção à saúde e da atenção básica e inserção do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional, tendo em vista o fortalecimento da atenção primária em saúde e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conhecer a organização de sistemas de saúde no mundo, de forma a refletir criticamente sobre as principais vantagens, desvantagens e desafios de cada modelo, contextualizando com a situação local e regional e destacando a importância do desenvolvimento da atenção primária em saúde, com foco em seu embasamento teórico; - Desenvolver atividades de forma a reconhecer a importância da organização de redes de atenção à saúde e do trabalho em equipe, bem como as atribuições de cada membro da equipe de saúde, fomentando a integralidade da atenção e adoção de um conceito ampliado de saúde; - Desenvolver no aluno do curso de Odontologia da URI Erechim habilidades necessárias para o trabalho em equipes multidisciplinares, para a liderança, gestão e comunicação com pacientes, profissionais da saúde e comunidade.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA O processo de construção do conhecimento se dará a partir de visitas extramuros às comunidades e serviços de saúde, visando a observação para posterior problematização e síntese do conteúdo em sala de aula, a partir de estratégias pautadas em metodologias ativas. Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a resgatar o conhecimento dos acadêmicos em disciplinas anteriormente ministradas, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma. Para melhor compreensão dos assuntos abordados serão utilizados recursos audiovisuais, vídeos, softwares para enquetes e estudo dirigido, de forma a diversificar as estratégias e recursos utilizados em aula, tendo em vista o estímulo à participação e autonomia dos discentes. A disciplina prevê a realização de visita domiciliar, visitas técnicas, mesas redondas e discussões em pequenos e grandes grupos, bem como a preparação e apresentação de relatórios embasados nas vivências proporcionadas pelas atividades práticas e na literatura científica.
6 AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem dos alunos será diagnóstica e cognitiva. Ocorrerá por meio da participação efetiva nas aulas, nas discussões, nas atividades práticas, na realização e entrega dos trabalhos em grupo e individuais e em apresentações orais. O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, duas avaliações para a composição da média semestral da disciplina.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS, Gastão Wagner de Souza et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática. 1aed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. PEREIRA, Antonio Carlos. Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed, 2008.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio. Fundamentos de Odontologia: Epidemiologia da Saúde Bucal. 2. ed. São Paulo: Santos, 2013. BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2013. KRIGER, Léo (Coord). Promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2003. MOYSÉS, Simone Tetu; KRIGER, Léo; MOYSÉS, Samuel Jorge (Coord.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artmed, 2008. PINTO, Vitor Gomes. Saúde bucal coletiva. 6. ed. São Paulo: Santos, 2013.
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