Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE ANESTESIOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA

CÓDIGO: 40-754

PRÉ-REQUISITO: 20-398, 40-749

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)                   

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Fisiologia da dor. Métodos e técnicas de analgesia utilizados durante procedimentos terapêuticos em odontologia. Dor e desconforto no ato de tratar.

 

2 OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno a compreensão da importância do controle da dor durante o tratamento odontológico, bem como, inteirá-lo dos recursos e técnicas anestésicas disponíveis.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o aluno para que possa indicar o sal anestésico adequado para cada caso.

- Ensinar qual a dosagem anestésica ideal para cada paciente relacionado ao procedimento à ser executado.

- Proporcionar o conhecimento teórico para que o aluno tenha o conhecimento sobre as técnicas de anestesias locais aplicadas à clínica odontológica.

- Habilitar o aluno para que possa reconhecer e/ou tratar as complicações sistêmicas e locais relacionadas ao uso de anestésicos locais.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Controle da dor e avaliação física e psicológica;
  2. Mecanismo de ação dos Anestésicos Locais;
  3. A escolha de uma solução anestésica;
  4. Cálculo da dose anestésica;
  5. Técnica Básica de injeção e preparo do armamentário
  6. Técnica de anestesia maxilar;
  7. Técnicas de anestesia mandibular; Técnicas de anestesias Suplementares;
  8. Complicações Locais e Sistêmicas aos Anestésicos Locais.

 

5 METODOLOGIA

Serão realizadas atividades teóricas baseadas na interação e no diálogo entre professor e aluno, com o objetivo de resgatar e fortalecer o conhecimento dos acadêmicos em disciplinas previamente ministradas como Farmacologia Odontológica, Anatomia Humana e Anatomia Crânio Facial, focando o aprendizado, tendo o professor como um facilitador da aprendizagem do aluno, buscando metodologias ativas e de acessibilidade, visando a individualidade de aprendizagem de cada discente. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos nacionais e internacionais, estudo de caso clínico, estudos dirigidos, seminários, aulas demonstrativas em laboratório com demonstração de técnicas anestésicas e preparo do armamentário para o ato da anestesia, visitas de estudo na clínica escola de odontologia visando a observação do ato anestésico, sempre priorizando a integração do conteúdo com a prática interdisciplinar e visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

6 AVALIAÇÃO

Provas teóricas dos conteúdos ministrados; Observação do perfil comportamental do aluno quanto sua segurança na escolha da solução anestésica que deve empregar, considerando cada situação clínica em particular através de simulações destas situações. A avaliação será através de provas teóricas e/ou teórico-práticas (laboratoriais), trabalhos escritos e discussão de casos clínicos. Também será avaliado por meio da observação do perfil comportamental observando habilidades e competências do aluno em sala de aula.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIMA, José Roberto Sá. Atlas colorido de anestesia em odontologia: fundamentos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Santos, 2004.

MALAMED, Stanley F. Manual de anestesia local. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PEÑARROCHA DIAGO, Miguel; SANCHIS BIELSA, Jose Maria; MARTÍNEZ GONZÁLEZ, Jose Maria. Anestesia local em Odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRADE, Eduardo Dias de et al. Farmacologia, anestesiologia e terapêutica em odontologia. São Paulo: Artmed, 2013.

COSTA, Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da et al. Sedação em Odontologia: desmistificação sua prática. São Paulo: Artmed, 2007.

DECHY, H.; LAGIER, G. Elementos básicos em farmacologia odontológica. 2. ed. São Paulo: Organização Andrei, 1990.

WANNMACHER, Lenita; FERREIRA, Maria Beatriz Cardoso (Coord.). Farmacologia clínica para dentistas. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. (Biblioteca Virtual)

WAINER R, PAIM K, ERDOS R, ANDRIOLA R. Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica em Odontologia. Artes Medicas, 2013. (Biblioteca Virtual)

 

Notícias do Curso

Ver todas