Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE RADIOLOGIA E IMAGINOLOGIA II

CÓDIGO: 40-753

PRÉ-REQUISITO: 40-745

CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica: 30 / Prática: 30)  

Nº DE CRÉDITOS: 04

 

1 EMENTA

Fatores que interferem na produção da imagem radiográfica. Tomadas radiográficas em manequim. Radioproteção. Controle de infecção. Prescrição radiográfica. Legislação e normas.

 

2 OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno quanto aos fundamentos da Radiologia e demais métodos de diagnóstico por imagem em uso em Odontologia, além de desenvolver sua capacidade de interpretar as imagens a partir do conhecimento da anatomia radiográfica e tomográfica.  Utilizar o conhecimento adquirido para discernir entre padrões de normalidade e alterações que possam ser diagnosticadas por meio das imagens adquiridas.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • O aluno deve conhecer os efeitos biológicos causados pela radiação ionizante no organismo humano e saber os princípios da radioproteção.
  • O aluno será instruído como executar os procedimentos técnicos para a realização dos diversos métodos radiográficos intra e extrabucais além de saber distinguir o aspecto radiográfico das estruturas anatômicas maxilomandibulares e a maneira correta de interpretar as diversas radiografias do crânio, usando radiografias periapicais, oclusais, panorâmicas, da articulação temporo-mandibular e outras que se fizerem necessárias para o auxílio diagnóstico.
  • Ao final do curso deverá também conhecer os métodos modernos de diagnóstico por imagem como exames por tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear e suas indicações na clínica Odontológica.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Técnicas Radiográficas Extrabucais
  2. Anatomia Radiográfica Maxilomandibular
  3. Princípios da interpretação radiográfica
  4. Prescrição Radiográfica
  5. Tomografia Computadorizada
  6. Ressonância Magnética e Ultrassonografia
  7. Fotografia em Odontologia
  8. Exercícios práticos dos conteúdos teóricos ministrados

 

5 METODOLOGIA

a) Aulas expositivas com utilização de projeções de material didático específico;

b) Exercícios de interpretação de imagem a partir da projeção de radiografias extrabucais, exames tomográficos e casos clínicos reais para uma fixação da teoria aplicada a prática clínica de interpretação radiográfica;

c) Metodologia ativa com aulas práticas na realização de tomadas intrabucais em pacientes e posterior processamento das mesmas para desenvolver habilidade manual para tal processo e colocar na prática os conhecimentos adquiridos desde a Radiologia I;

d) Realização de desenhos da anatomia radiográfica de incidências panorâmicas e telerradiografias de perfil junto ao laboratório de radiologia, nos negatoscópio da sala com instrução e acompanhamento individual junto ao aluno e consulta do mesmo a apostila da cadeira e material didático indicado, fazendo com que a curva de aprendizagem seja acompanhada individualmente junto ao alunado;

e) Metodologia ativa de aprendizado por meio de manuseio e interpretação de imagens tomográficas em softwares específicos instalados nos notebooks dos alunos e visualização de exames tomográficos impressos.

 

Recursos: Datashow, radiografias extrabucais, exames tomográficos, descrição de casos clínicos, bibliografia recomendada, computador portátil, revistas científicas, uso do laboratório da radiologia para realização de tomadas intraorais e interpretação de radiografias, caixas portáteis de revelação, aparelhos de raio X periapical.

 

6 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado por meio da aplicação de provas teóricas compostas por questões objetivas e dissertativas (duas provas teóricas), sendo avaliado seu conhecimento do conteúdo dado no decorrer do semestre. Também haverá uma avaliação prática, onde diariamente sua habilidade de realização das atividades práticas atribuídas, bem como sua relação interpessoal/organizacional, onde será avaliado o relacionamento entre professores, funcionários e colegas, assim como, assiduidade, pontualidade e interesse. Seu desempenho final será composto pelas duas provas teóricas mais a nota da avaliação prática.

Caso o acadêmico apresente dificuldades de aprendizagem, será referenciado à Coordenação do Curso, que fará o encaminhamento para o setor responsável. Se necessário, após análise, o acadêmico poderá realizar avaliação oral ao invés de escrita. A URI possui o CEAPPI, que tem como propósito realizar orientação, aconselhamento, avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico. Acadêmicos declarados com alguma deficiência poderão ser encaminhados para o Núcleo de Acessibilidade. Este, oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido aos acadêmicos como forma de apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns, garantindo o acesso e a permanência no Ensino Superior.

 

7BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, Aguinaldo de; ROSA, José Edú; SOUZA, Icléo Faria e. Radiologia odontológica. 6. ed. São Paulo: Artmed, 2004.

MAFEE, Mahmood F.; VALVASSORI, Galdino E.; BECKER, Minerva. Imagens da cabeça e pescoço. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

PASLER, Friedrich A.; VISSER, Heiko. Radiologia odontológica: procedimentos ilustrados. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONTRAGER, Kenneth L. Tratado de técnica radiológica e base anatômica. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

FACCIROLLI, Ivan Yoshio Oguisso. A arte da fotografia digital na Odontologia. São Paulo: Santos, 2010.

PAPAIZ, Elio Giacomo; CAPELLA, Luiz Roberto da Cunha; OLIVEIRA, Reinaldo José de. Atlas de tomografia computadorizada por feixe cônico para o cirurgião-dentista. São Paulo: Santos, 2011.

WHAITES, Eric. Princípios de radiologia odontológica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

WHITE, Stuart C.; PHAROAH, Michael J. Radiologia oral: fundamentos e interpretação. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

 

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