Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE DENTÍSTICA PRÉ-CLÍNICA

CÓDIGO: 40-752

PRÉ-REQUISITOS: 40-443, 40-744, 40-746

CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 30 / Prática: 60)           

Nº DE CRÉDITOS: 06

 

1 EMENTA

Dentística: conceito, histórico, divisão e finalidade. Nomenclatura e classificação das cavidades. Instrumentais e materiais. Isolamento do campo operatório. Técnicas operatórias para restauração com amálgama e resina composta em dentes posteriores.

 

2 OBJETIVO GERAL

Capacitação e treinamento laboratorial dos alunos para execução de procedimentos clínicos.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver habilidades e competências do discente no laboratório com técnicas operatórias de isolamento, preparo e restauração dental para dentes posteriores;

- Preparo do discente para execução de procedimentos restauradores em pacientes.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Dentística: conceito, finalidade e relação com disciplinas afins.

2. Nomenclatura e classificação das cavidades.

3. Instrumentais e materiais.

4. Isolamento do campo operatório: absoluto e relativo.

5. Princípios de preparo cavitário para amálgama em dentes posteriores (Classes I e II).

6. Preparos e restaurações Classes I e II em amálgama.

7. Princípios de preparo cavitário para resina composta em dentes posteriores (Classes I e II).

8. Restaurações de cavidades Classes I e II em resina composta.

9. Sistemas de matrizes e cunhas interproximais.

10. Princípios de adesão à estrutura dental.

 

5 METODOLOGIA

         As aulas teóricas serão apresentadas com o auxílio de recursos audiovisuais. As aulas práticas acontecerão nos laboratórios de pré-clínica do URICEPP (URI/Centro de Estágios e Práticas Profissionais), onde os alunos irão treinar e executar os procedimentos práticos simulados em manequins.

         Possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas, considerando cada caso e executando as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma. Alunos com dificuldades de aprendizado serão encaminhados à coordenação do curso de Odontologia, a qual irá direcionar o aluno ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico). Alunos que declarem-se portadores de deficiência serão direcionados ao Núcleo de acessibilidade da URI.

         Para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências necessárias à formação profissional, a disciplina prevê a realização de atividades de integração com o mercado de trabalho, por meio da inserção do acadêmico em vários cenários que possibilitem a aprendizagem juntamente com a problematização e experiências diárias. Além da integração com o mundo do trabalho, requerendo o desenvolvimento da capacidade de aprender, trabalhar em equipes inter ou multidisciplinares, gerenciamento, comunicação, de refletir criticamente e de aprimorar qualidades éticas e humanistas, de compreensão e adaptação à realidade.

          Por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as quais envolvem sistemas tecnológicos interligados e por meio da qual se armazenam e transmitem informações em formato digital, a disciplina tem utilizado, como sistema de apoio ao ensino e comunicação, o RM Portal e o RM Mobile para disponibilizar aos alunos, de maneira prática e rápida, ementas, conteúdos, apresentações, artigos, trabalhos e links de acesso prático a materiais relevantes para estudo.

 

6 AVALIAÇÃO

          A avaliação dos alunos será baseada em seu desempenho teórico e prático ao longo do semestre. Para isso, será composta uma média semestral na disciplina, a qual será constituída pelas avaliações teórica e prática.  

         A avaliação teórica será composta pela média aritmética entre 2 (duas) provas durante o semestre (T1, T2), com questões dissertativas e/ou objetivas (incluindo somatórias), com pesos semelhantes: T1 = 10 pontos e T2 = 10 pontos. A nota teórica resultará em uma média entre 0 (zero) a 10 (dez), e será calculada: (T1 + T2) /2. O conteúdo teórico será cumulativo durante o semestre e poderá ser requisitado em todas as provas. Todas as questões deverão ser obrigatoriamente respondidas com caneta e letra legível. Questões respondidas à lápis e/ou ilegíveis serão consideradas erradas (nota = 0). Questões objetivas rasuradas e questões (objetivas ou descritivas) não respondidas também serão anuladas. O aluno que não preencher o campo reservado à sua identificação na prova receberá a nota 0 (zero), independentemente de ter respondido corretamente as questões.

         Em casos de faltas nas datas de realização das provas, o aluno terá direito à prova substitutiva caso apresente justificativa plausível e oficial. A eventual prova substitutiva será realizada em data a ser definida pelos professores conforme a disponibilidade de datas e horários. A justificativa para qualquer falta, em dia de prova ou qualquer outra atividade, deverá ser apresentada para um dos professores da disciplina para análise e para a coordenação do curso.

         Situações específicas onde o aluno apresente dificuldades de acesso as informações presentes na avaliação, dificuldade de entendimento da mesma ou ainda limitações motoras, a prova poderá ser aplicada de modo verbal, onde o professor poderá ditar as questões ao aluno ou apenas ler as questões, a fim de permitir a resolução da avaliação por todos os alunos que compõem a turma. O aluno será encaminhado à coordenação do curso para que possa ser direcionado ao serviço do CEAPPI (centro de estudos e acompanhamento psicológico e psicopedagógico).

         A avaliação prática será composta pela média aritmética entre 2 (duas) notas P1 e P2, com pesos semelhantes: P1 = 10 pontos e P2 = 10 pontos referente ao desempenho nas provas práticas. Cada uma dessas duas notas (P1 e P2) serão utilizadas para calcular a média prática, a qual será calculada da seguinte maneira: (P1 + P2) /2.

         As provas práticas têm por objetivo uma simulação de atendimento aos pacientes em uma clínica de dentística. Os alunos deverão executar todos os passos clínicos que compõem o protocolo de atendimento, conforme orientação dos professores ao longo do semestre. Conhecimento prático e teórico serão necessários para a correta execução de alguns importantes passos clínicos. Ao final de cada passo, os professores avaliarão a execução do procedimento, com critérios de avaliação pré-definidos em um planilha de avaliação. Além disso, outros critérios serão observados diariamente nas atividades práticas e durante as provas práticas. O não cumprimento dos seguintes critérios poderão repercutir negativamente na avaliação prática do aluno:

         • Pontualidade/Presença: o aluno deve estar com materiais/instrumentais prontos para iniciar as atividades no horário de início da sua turma prática. O atraso sem justificativa oficial plausível diminuirá a nota prática. A justificativa para qualquer falta, deverá ser apresentada para um dos professores da disciplina para análise. A falta não justificada oficialmente resultará em nota 0 (zero) na atividade prática da respectiva data. A falta justificada e aceita pelos professores como tal, excluirá a data do cálculo final da média prática.

         • Instrumental: o aluno deverá sempre portar todos os instrumentais e materiais requisitados na lista da disciplina de Dentística. Algumas marcas comerciais são sugeridas na lista de materiais, as quais apresentam condições de qualidade para utilização em pacientes. A organização e limpeza dos materiais e instrumentais também serão observados.

         • Habilidade técnica: compreende a condução adequada das etapas dos procedimentos.

         • Resultado final: qualidade dos procedimentos, que no caso de restaurações serão consideradas a anatomia (forma) e os contatos proximais e/ou oclusais.

         • Tempo de execução dos procedimentos: dentro da horário determinado para as aulas práticas.

         • Teoria: conhecimento teórico demonstrado pelo aluno durante a aula e eventuais questionamentos que os professores farão durante os procedimentos.

         • Supervisão: compreende a relação de respeito dos alunos para com os professores.

         • Paramentação: será observada conforme as normas da disciplina de Biossegurança. A paramentação inadequada poderá implicar no cancelamento da atividade e o aluno receberá nota 0 (zero).

         Possíveis limitações motoras ou de acesso as informações referentes a avaliação prática serão consideradas pelo corpo docente, e adequações no método de avaliação poderão ser executadas conforme a necessidade do aluno.

         O aluno que obtiver média final entre 5 (cinco) e 7 (sete) pontos, ainda terá o direito de realizar o exame, a ser confirmado pela Secretaria Acadêmica do Curso de Odontologia, e seguindo as normas do exame previstas no manual acadêmico. O aluno que não atingir a nota mínima de 5 (cinco) pontos na média final do semestre estará automaticamente reprovado, sem direito à realização de exame.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Odontologia Restauradora – Fundamentos & Técnicas (Volumes 1 e 2). São Paulo: Santos, 2013.

GARONE NETTO, Narciso (et al.). Introdução à dentística restauradora. São Paulo: Santos, 2003.

MONDELLI, José. Fundamentos de Dentística Operatória. 1 ed. São Paulo: Santos, 2006.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARATIERI, Luiz Narciso (et al.). Caderno de dentística: restaurações adesivas diretas com resinas compostas em dentes anteriores. São Paulo: Santos, 2006.

BARATIERI, Luiz Narciso (Coord.). Visão clínica: casos e soluções. Florianópolis: Ponto, 2010.

GARONE NETTO, Narciso (et al.). Dentística restauradora: restaurações diretas, técnicas, indicações, recursos. São Paulo: Santos, 2003.

HIRATA, Ronaldo. Tips: dicas em Odontologia estética. São Paulo: Artmed, 2011.

REIS, Alessandra; LOGUERCIO, Alessandro D. Materiais Dentários diretos: dos fundamentos à aplicação clínica. São Paulo: Santos, 2007.