Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE BIOSSEGURANÇA APLICADA À ODONTOLOGIA

CÓDIGO: 40-751

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15)               

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Conceitos em biossegurança. Medidas preventivas para a proteção da equipe de trabalho e dos usuários dos serviços de saúde. Biossegurança em Odontologia.

 

2 OBJETIVO GERAL

Apresentar os conceitos, a importância, as normas e as medidas preventivas de biossegurança empregadas em Odontologia.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Determinar os riscos de contaminação nos ambientes odontológicos, assim como os riscos ocupacionais em odontologia.

- Conhecer as medidas de segurança tanto para a proteção da equipe de trabalho e dos usuários dos serviços de saúde, como para a proteção do ambiente de trabalho.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Conceitos básicos de biossegurança.
  2. Riscos de contaminação nos ambientes odontológicos.
  3. Riscos ocupacionais em Odontologia.
  4. Normas Regulamentadoras (NR) estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.
  5. Imunizações.
  6. Equipamentos de proteção individual.
  7. Processamento de artigos odontológicos contaminados.
  8. Acidentes ocupacionais.
  9. Estrutura do ambiente de trabalho.
  10. Controle da contaminação na área de trabalho.
  11. Controle da qualidade da água e do ar.
  12. Gerenciamento de resíduos.
  13. Proteção radiológica e o controle de infecção em radiologia.
  14. Noções de ergonomia no consultório odontológico.
  15. Doenças ocupacionais em Odontologia.

 

5 METODOLOGIA

Serão realizadas atividades teóricas baseadas na interação e no diálogo entre professor e aluno, com o objetivo de sedimentar o conhecimento em relação às medidas preventivas de Biossegurança. Além disso, serão utilizadas metodologias ativas, como a atividade “RESÍDUOS TEM LUGAR CERTO”, na qual os alunos devem investigar se os resíduos produzidos em consultórios odontológicos públicos e privados são gerenciados de maneira adequada; e de acessibilidade, visando à individualidade de aprendizagem de cada discente. As estratégias metodológicas poderão incluir aulas teóricas, leitura e interpretação de textos nacionais e internacionais, estudo de caso clínico, estudos dirigidos e seminários visando estimular o desenvolvimento intelectual e autonomia dos alunos. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à Coordenação do Curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

6 AVALIAÇÃO

A avaliação será por meio de provas teóricas e discussão de ações de prevenção em Biossegurança. Também será avaliado por meio da observação do perfil comportamental observando habilidades e competências do aluno em sala de aula. Para aprovação na disciplina, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de presença nas atividades propostas.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COSTA, Marco Antonio Ferreira da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da; MELO, Norma Suely Falcão de Oliveira. Biossegurança: ambientes hospitalares e odontológicos. São Paulo: Santos, 2000.

ESTRELA, Carlos; ESTRELA, Cyntia R. A. Controle de infecção em odontologia. São Paulo: Artmed, 2003.

GUANDALINE, Sérgio Luiz; MELO, Norma Suely Falcão de Oliveira; SANTOS, Eduardo Carlos de Peixoto. Biossegurança em odontologia. 2. Ed. Curitiba:Odontex, 1999.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: risco sanitário hospitalar. São Paulo: MEDSI, 2004.

SILVA, Almenara de Souza Fonseca; RISSO, Marinês; RIBEIRO, Mariangela Cagnoni. Biossegurança em ambientes odontológicos. São Paulo: Pancasr, 2004.

SILVA, Almenara de Souza Fonseca; RISSO, Marinês; RIBEIRO, Mariangela Cagnoni. Biossegurança em Odontologia e ambientes de saúde. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2009.

SILVA, Ricardo Henrique Alves da. Orientação profisional para cirurgião-dentista: ética e legislação. São Paulo: Santos, 2011.

SOUZA, Paulo Vinícius de Souza. Direito penal genético e a lei da biossegurança: Lei 11.105/205. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.