DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS CÓDIGO: 40-750 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Introdução ao estudo da Epidemiologia. Delineamento de pesquisas: anatomia e fisiologia da pesquisa, etapas da investigação, planejamento de aferições e erros de mensuração. Busca de evidências científicas e avaliação da qualidade dos estudos. Introdução ao estudo da bioestatística. Leitura crítica de artigos - em português e inglês. Implementação de achados baseados em evidências.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre o método científico, observando conceitos fundamentais de Epidemiologia e Bioestatística, de forma a destacar a importância da pesquisa na construção do conhecimento e do uso da melhor evidência científica disponível para a tomada de decisão.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fomentar o pensamento crítico e investigativo, por meio do conhecimento e estudo da Epidemiologia e Bioestatística, seus conceitos, usos e particularidades, a fim de tornar os estudantes capazes e motivados a conduzirem pesquisas voltadas à realidade em que estão inseridos, e assim buscarem soluções para problemas identificados. - Capacitar o aluno para a busca na literatura e leitura crítica de artigos, avaliação da qualidade dos estudos e implementação de técnicas e materiais baseados na melhor evidência científica disponível.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA Serão ministradas aulas teóricas, expositivas-dialogadas, conduzidas de forma a estimular o pensamento crítico e investigativo do aluno, tendo como princípio norteador o diálogo entre professor e acadêmicos, bem como a atenção às particularidades dos discentes e da turma. Para melhor compreensão dos assuntos abordados serão utilizados recursos audiovisuais, vídeos, softwares para enquetes e simulações, de forma a diversificar as estratégias e recursos utilizados em aula, tendo em vista o estímulo à participação e autonomia dos discentes. A disciplina prevê a realização de atividades práticas, exercícios, trabalhos em grupos, mesas redondas e discussões em pequenos e grandes grupos, bem como a preparação e apresentação de relatórios embasados na leitura crítica de artigos científicos em língua portuguesa e inglesa.
6 AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem dos alunos será diagnóstica e cognitiva, irá ocorrer por meio da participação efetiva nas aulas, nas discussões, nas atividades práticas, na realização e entrega dos relatórios, trabalhos e exercícios. O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; PERES, Marco Aurélio (Coord.). Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BERQUÓ, Elza; SOUZA, José Maria Pacheco de; GOTLIEB, Sabina Lé Davidson. Bioestatística. 2. ed., rev. São Paulo: E.P.U., 1981. ESTRELA, C. Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010. 213 p. CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2005. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para utilização da literatura médica: manual para prática clínica da medicina baseada em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. HULLEY, Stephen B. (Et al.). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
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