Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL A

CÓDIGO: 40-748

PRÉ-REQUISITOS: 20-395, 20-401

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)                                    

Nº DE CRÉDITOS 02

 

1 EMENTA

Introdução, métodos de análise, causas, evolução, distúrbios funcionais, alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, e alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas, circulatórias, neoplásicas, imunomediadas, regeneração e reparo.

 

2 OBJETIVO GERAL

Conhecer as principais alterações estruturais, morfológicas e funcionais das doenças inflamatórias, circulatórias, neoplásicas e imunomediadas.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os agentes agressores, seus respectivos mecanismos de ação e reações teciduais sejam elas adaptativas, reversíveis ou irreversíveis.

- Reconhecer e compreender as alterações inflamatórias (inflamação aguda, crônica e reparo) e suas relações com os sinais e sintomas.

- Identificar os distúrbios circulatórios, sua nomenclatura e repercussões clínicas.

- Compreender os aspectos gerais das neoplasias, nomenclatura, oncogênese e complicações.

- Capacitar o aluno ao bom entendimento dos processos patológicos gerais, a fim de lhe proporcionar uma base segura para a compreensão das demais disciplinas da área básica e profissional, no Curso de Odontologia.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Introdução ao estudo da patologia

2. Lesões celulares: causas, mecanismos e morfologia

3. Adaptações celulares e anormalidades de diferenciação

4. Inflamação aguda e crônica

5. Mediadores químicos da inflamação

6. Regeneração, cicatrização e fibrose

7. Alterações hemodinâmicas: conceito e tipos/ Hemostasia e hemorragia/Edema

8. Alterações hemodinâmicas: Trombose/ Embolia/ Choque

9. Alterações hemodinâmicas: Infarto: conceitos e tipos/ Hipertensão arterial/Infarto agudo do miocárdio/ Endocardites

10. Doenças metabólicas

11. Doenças autoimunes

12. Diabetes mellitus

13. Doenças Neoplásicas

14. Exames patológicos/ Diagnóstico histopatológico

 

5 METODOLOGIA

A disciplina consta de aulas teóricas expositivas e dialogadas com recursos audiovisuais (data-show), quadro e pincel/giz, buscando a participação dos alunos, relacionando o conteúdo com os conhecimentos adquiridos anteriormente e também com as futuras disciplinas do curso e atuação profissional. Também consta de atividades integrativas, nas quais os alunos terão participação ativa no aprendizado e o professor terá o papel de mediador do processo de construção do conhecimento utilizando instrumentos como leituras, seminários, avaliação de casos clínicos, estudos dirigidos, gincanas de conhecimento.

A disciplina também consta de algumas aulas de caráter teórico/práticas que serão realizadas com lâminas de preparados histológicos e microscópios ópticos.

 

6 AVALIAÇÃO

Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do conhecimento do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários, casos clínicos e estudos dirigidos.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo, patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

KUMAR, Vinay et al. Robbins e Cotran, patologia: bases patológicas das doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

NEVILLE, Brad W. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay; COLLINS, Tucker. Robbins patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

KIERSZENBAUM, Abraham L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MENDES, René. Patologia do trabalho. 2. ed., atual. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2007.

WALLACH, Jacques B. Interpretação de exames laboratoriais. 7. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

 

Notícias do Curso

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