DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL A CÓDIGO: 40-748 PRÉ-REQUISITOS: 20-395, 20-401 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30) Nº DE CRÉDITOS 02
1 EMENTA Introdução, métodos de análise, causas, evolução, distúrbios funcionais, alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, e alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas, circulatórias, neoplásicas, imunomediadas, regeneração e reparo.
2 OBJETIVO GERAL Conhecer as principais alterações estruturais, morfológicas e funcionais das doenças inflamatórias, circulatórias, neoplásicas e imunomediadas.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Identificar os agentes agressores, seus respectivos mecanismos de ação e reações teciduais sejam elas adaptativas, reversíveis ou irreversíveis. - Reconhecer e compreender as alterações inflamatórias (inflamação aguda, crônica e reparo) e suas relações com os sinais e sintomas. - Identificar os distúrbios circulatórios, sua nomenclatura e repercussões clínicas. - Compreender os aspectos gerais das neoplasias, nomenclatura, oncogênese e complicações. - Capacitar o aluno ao bom entendimento dos processos patológicos gerais, a fim de lhe proporcionar uma base segura para a compreensão das demais disciplinas da área básica e profissional, no Curso de Odontologia.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1. Introdução ao estudo da patologia 2. Lesões celulares: causas, mecanismos e morfologia 3. Adaptações celulares e anormalidades de diferenciação 4. Inflamação aguda e crônica 5. Mediadores químicos da inflamação 6. Regeneração, cicatrização e fibrose 7. Alterações hemodinâmicas: conceito e tipos/ Hemostasia e hemorragia/Edema 8. Alterações hemodinâmicas: Trombose/ Embolia/ Choque 9. Alterações hemodinâmicas: Infarto: conceitos e tipos/ Hipertensão arterial/Infarto agudo do miocárdio/ Endocardites 10. Doenças metabólicas 11. Doenças autoimunes 12. Diabetes mellitus 13. Doenças Neoplásicas 14. Exames patológicos/ Diagnóstico histopatológico
5 METODOLOGIA A disciplina consta de aulas teóricas expositivas e dialogadas com recursos audiovisuais (data-show), quadro e pincel/giz, buscando a participação dos alunos, relacionando o conteúdo com os conhecimentos adquiridos anteriormente e também com as futuras disciplinas do curso e atuação profissional. Também consta de atividades integrativas, nas quais os alunos terão participação ativa no aprendizado e o professor terá o papel de mediador do processo de construção do conhecimento utilizando instrumentos como leituras, seminários, avaliação de casos clínicos, estudos dirigidos, gincanas de conhecimento. A disciplina também consta de algumas aulas de caráter teórico/práticas que serão realizadas com lâminas de preparados histológicos e microscópios ópticos.
6 AVALIAÇÃO Serão realizados processos avaliativos levando em consideração o crescimento/construção/reconstrução do conhecimento do aluno ao longo da disciplina, por meio de diferentes instrumentos baseados em atividades escritas, orais, participação e desenvolvimento de seminários, casos clínicos e estudos dirigidos.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo, patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. KUMAR, Vinay et al. Robbins e Cotran, patologia: bases patológicas das doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. NEVILLE, Brad W. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay; COLLINS, Tucker. Robbins patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. KIERSZENBAUM, Abraham L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. MENDES, René. Patologia do trabalho. 2. ed., atual. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2007. WALLACH, Jacques B. Interpretação de exames laboratoriais. 7. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
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