DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA A CÓDIGO: 40-743 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Espaço universitário. Áreas de atuação da odontologia e mercado de trabalho. História da Odontologia. Noções básicas da cavidade bucal. Doenças bucais e fatores determinantes: dieta, biofilme, hospedeiro. Noções básicas sobre controle mecânico e químico. Educação em saúde bucal. Planejamento de carreira.
2 OBJETIVO GERAL Proporcionar aos acadêmicos noções básicas do núcleo da odontologia.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 CONTEÚDOS CURRICULARES
5 METODOLOGIA A disciplina terá aulas teóricas expositivas com utilização de recursos multimídia (datashow) e metodologias inovadoras (ativas) que possibilitem maior envolvimento e protagonismo do acadêmico no processo de ensino-aprendizagem. Para isto, será utilizada tecnologias de informação e comunicação (TICs) para potencializar o aprendizado acadêmico por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, Quiz (Google forms e Kahoot), metodologias por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas e Teoria da Problematização, dinâmicas de grupo, estudos dirigidos e seminários.
6 AVALIAÇÃO O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina. O acadêmico será avaliado por meio de três componentes: cognitivo, planejamento e interpessoal/organizacional. No cognitivo, será avaliado o domínio dos conteúdos pela aplicação de prova teórica com questões objetivas e dissertativas. Nas questões subjetivas, é necessário a escrita correta na Língua Portuguesa. No planejamento, o acadêmico deverá cumprir com os requisitos estabelecidos nas atividades de dispersão por meio de entrevistas a profissionais e apresentação de seminário. No interpessoal/organizacional será avaliado o relacionamento entre professores, funcionários e colegas, assim como, assiduidade, pontualidade e interesse. Caso o acadêmico apresente dificuldades de aprendizagem e desejar auxílio, será referenciado à Coordenação do Curso, que fará o encaminhamento para o setor responsável na URI (CEAPPI). Este serviço tem como propósito realizar orientação, aconselhamento, avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico. Acadêmicos declarados com alguma deficiência poderão ser encaminhados para o Núcleo de Acessibilidade. Este, oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido aos acadêmicos como forma de apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns, garantindo o acesso e a permanência no Ensino Superior.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANTUNES, J. L. F.; PERES, M. A. Fundamentos de Odontologia – Epidemiologia da Saúde Bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011. GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2012.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BUSSADORI Sandra Kalil. Remoção Química e Mecânica do Tecido Cariado: abordagem sobre o tratamento minimamente invasivo da doença cárie. São Paulo: Santos, 2010. BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2008. DIAS, Aldo Angelim. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Santos, 2007. MADEIRA, Miguel Carlos. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012. TEIXEIRA, Lucilia Maria de Souza; REHER, Peter; REHER, Vanessa Goulart Sampaio. Anatomia aplicada à odontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
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