Plano de Ensino

Odontologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA A

CÓDIGO: 40-743

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 15 / Prática: 15)      

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Espaço universitário. Áreas de atuação da odontologia e mercado de trabalho. História da Odontologia. Noções básicas da cavidade bucal. Doenças bucais e fatores determinantes: dieta, biofilme, hospedeiro. Noções básicas sobre controle mecânico e químico. Educação em saúde bucal. Planejamento de carreira.

 

2 OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos noções básicas do núcleo da odontologia.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover o conhecimento acerca dos espaços e do funcionamento da Instituição;
  • Apresentar a história da odontologia contextualizando com a atualidade;
  • Proporcionar noções básicas de assuntos referentes à odontologia, permitindo um conhecimento introdutório sobre doenças bucais e fatores determinantes;
  • Capacitar o aluno para que aplique o conhecimento adquirido em ações de educação em saúde bucal;
  • Fomentar a reflexão sobre o planejamento de carreira.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Ambiente universitário: Curso de Odontologia, URI e contexto social.
  2. Áreas de atuação da Odontologia e mercado de trabalho.
  3. História da Odontologia e a atualidade.
  4. Noções básicas da cavidade bucal.
  5. A doença cárie e fatores determinantes: dieta, biofilme, hospedeiro.
  6. Noções básicas sobre controle mecânico e químico.
  7. Educação em saúde bucal.
  8. Planejamento de carreira
  9. Pesquisa bibliográfica e Espaços de leitura
  10. Noções básicas de marketing na Odontologia

 

5 METODOLOGIA

A disciplina terá aulas teóricas expositivas com utilização de recursos multimídia (datashow) e metodologias inovadoras (ativas) que possibilitem maior envolvimento e protagonismo do acadêmico no processo de ensino-aprendizagem. Para isto, será utilizada tecnologias de informação e comunicação (TICs) para potencializar o aprendizado acadêmico por meio de ferramentas virtuais de aprendizagem, Quiz (Google forms e Kahoot), metodologias por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas e Teoria da Problematização, dinâmicas de grupo, estudos dirigidos e seminários.

 

6 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação seguirá o estipulado no Regimento Geral da Universidade no que diz respeito a notas e frequência, contando com, no mínimo, 2 avaliações para a composição da média semestral da disciplina.

O acadêmico será avaliado por meio de três componentes: cognitivo, planejamento e interpessoal/organizacional. No cognitivo, será avaliado o domínio dos conteúdos pela aplicação de prova teórica com questões objetivas e dissertativas. Nas questões subjetivas, é necessário a escrita correta na Língua Portuguesa. No planejamento, o acadêmico deverá cumprir com os requisitos estabelecidos nas atividades de dispersão por meio de entrevistas a profissionais e apresentação de seminário. No interpessoal/organizacional será avaliado o relacionamento entre professores, funcionários e colegas, assim como, assiduidade, pontualidade e interesse. Caso o acadêmico apresente dificuldades de aprendizagem e desejar auxílio, será referenciado à Coordenação do Curso, que fará o encaminhamento para o setor responsável na URI (CEAPPI). Este serviço tem como propósito realizar orientação, aconselhamento, avaliação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico. Acadêmicos declarados com alguma deficiência poderão ser encaminhados para o Núcleo de Acessibilidade. Este, oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido aos acadêmicos como forma de apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns, garantindo o acesso e a permanência no Ensino Superior.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES, J. L. F.; PERES, M. A. Fundamentos de Odontologia – Epidemiologia da Saúde Bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

FEJERSKOV, Ole; KIDD, Edwina. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2. ed. São Paulo: Santos, 2011.

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos. Manual de Odontopediatria. 12. ed. São Paulo: Santos, 2012.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BUSSADORI Sandra Kalil. Remoção Química e Mecânica do Tecido Cariado: abordagem sobre o tratamento minimamente invasivo da doença cárie. São Paulo: Santos, 2010.

BUZALAF, Marília Afonso Rabelo. Fluoretos e saúde bucal. São Paulo: Santos, 2008.

DIAS, Aldo Angelim. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Santos, 2007.

MADEIRA, Miguel Carlos. Anatomia da face: bases anatomofuncionais para a prática odontológica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2012.

TEIXEIRA, Lucilia Maria de Souza; REHER, Peter; REHER, Vanessa Goulart Sampaio. Anatomia aplicada à odontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.