Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DISCIPLINA DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS II

CÓDIGO: 40-450

PRÉ-REQUISITO: 40-443, 40-744

CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica:30 / Prática: 30)       

Nº DE CRÉDITOS: 04

 

1 EMENTA

Materiais envolvidos nas etapas clínicas e laboratoriais da confecção de restaurações indiretas. Modalidades de tratamento mediante estudo da estrutura e propriedades dos materiais.

 

2 OBJETIVO GERAL

Compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades laboratoriais e clínicas.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver o raciocínio, visando resolver situações clínicas, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários, bem como avaliar a qualidade dos procedimentos técnico-laboratoriais e identificar eventuais problemas.

- Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Generalidades sobre as restaurações indiretas: visão geral dos processos restauradores indiretos.
  2. Materiais para moldagem (Godivas, Pasta de Óxido de Zinco e eugenol, Hidrocolóides e Elastômeros.
  3. Material para modelos e troqueis
  4. Resinas Acrílicas Ativadas Termicamente e Quimicamente
  5. Materiais resilientes para base de dentadura
  6. Metais e Ligas metálicas
  7. Fundições e Soldagem
  8. Materiais a base de fibra de carbono e de fibra de vidro.
  9. Sistemas CAD-CAM
  10. Cerâmicas: tipos; composição; manipulação; propriedades mecânicas; indicações.
  11. Resinas compostas para técnica indireta
  12. Materiais para cimentação
  13. Biomateriais utilizados em Implantodontia

 

5 METODOLOGIA

As aulas serão conduzidas na construção do aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando as condições de solucionar, com sucesso, tarefas essenciais da prática em diferentes situações. Para isto poderão ser desenvolvidas atividades de pesquisa com busca por literatura e testes práticos dos materiais em estudo; estudos de casos com a utilização dos materiais em cada situação; estudos por meio da metodologia da problematização levantando as diferentes possibilidades de tratamento com os recursos disponíveis, aprendizagem baseadas em problemas, buscando alternativas para a resolução, seminários individuais ou em grupos e simulações laboratoriais com a utilização dos materiais e técnicas apresentadas. Para estas atividades serão empregados recursos audiovisuais que favoreçam a visualização das técnicas desenvolvidas com repetição sistemática para completo desenvolvimento manual e científico.

 

6 AVALIAÇÃO

Serão realizadas avaliações, individuais ou coletivas, visando acompanhar o aprendizado dos alunos em termos de conhecimentos teóricos e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina. Dentre estas atividades poderão ser incluídas provas, estudos de caso, seminários, relatórios, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, avaliação do desempenho nas aulas práticas, entre outras.

Casos específicos de dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a acessibilidade ou dificuldades de aprendizado serão consideradas durante a condução das aulas teóricas e práticas. Cada situação será considerada pelo corpo docente e as adequações necessárias para o pleno aproveitamento das atividades por todos os alunos que compõem a turma serão executadas. Os alunos com dificuldades de aprendizado poderão ser encaminhados, caso necessário, à coordenação do curso de Odontologia, a qual direcionará o aluno ao serviço do CEAPPI (Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico). Alunos que declararem-se com deficiência poderão ser direcionados ao Núcleo de Acessibilidade da URI.

 

Atividades avaliativas e pesos:

Atividade

Valor

Atividade

Valor

Atividade

Valor

PROVA 1*

10

PROVA 2*

10

Prática

10

Nota do semestre = Médica aritmética da soma de Prova 1 + Prova 2 + Prática

*Provas teóricas individuais e sem consulta.

 

Observações Importantes:

  • As análises de aprendizagem individuais (provas) serão escritas, constituídas por questões discursivas e objetivas, aplicadas em data previamente marcada.
  • O aluno que se ausentar no dia da realização da prova só terá direito à prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela coordenação do curso.
  • Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso ou manuscrito, de acordo com o tipo de atividade.
  • Os trabalhos entregues com atraso terão a redução de 30% do valor e poderão ser recebidos até a aula da semana seguinte, a partir da data de entrega determinada. Não cabem formas substitutivas para os mesmos.
  • Receberão nota 0 (zero) os trabalhos que apresentarem sinais de cópias de outros trabalhos, contiverem evidências de material literalmente copiado ou traduzido de livros ou Internet.

 

Em relação aos trabalhos avaliativos (escritos ou orais, coletivos ou individuais), serem itens de avaliação:

  • Qualidade das ideias: fundamento das ideias, correlação de conceitos e inferências, riqueza na argumentação, profundidade dos pontos de vista.
  • Uso correto de linguagem: linguagem científica (escrita e aplicação correta de termos), gramática, normas técnicas de apresentação/digitação.
  • Criatividade e originalidade
  • Condições de aprovação e reprovação:
    • Média final 4,9 - reprovação;
    • Média final entre 5,0 e 6,9 - exame.
    • Média final 7,0 ou superior - aprovação.
    • O exame compreenderá todos os conteúdos ministrados na disciplina de Materiais Odontológicos II.

 

Acordo de Convivência:

Educação, respeito, gentileza, harmonia, postura ética, pro-atividade, colaboração, participação. Sugestões dos alunos: empatia, humildade, responsabilidade, paciência, persistência, compromisso.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANUSAVICE, Kenneth J. Phillips, materiais dentários. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

NOORT, Richard van. Introdução aos materiais dentários. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

REIS, Alessandra de Medeiros Nogueira; LOGUERCIO, Alessandro D. Materiais dentários diretos: dos fundamentos à aplicação clínica. São Paulo: Santos, 2013.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENNANI, Vincent; BAUDOIN, Clément-Alexandre. Estética e perfil de emergência na implantodontia. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CRAIG, Robert G; POWERS, John M. Materiais dentários: restauradores. 11. ed. São Paulo: Santos, 2006.

GARONE NETTO, Narciso et al. Introdução à dentística restauradora. São Paulo: Santos, 2003.

MCCABE, J. F.; WALLS, A. W. G. Materiais dentários diretos: Princípios básicos à aplicação clínica. 8. ed. São Paulo: Santos, 2006.

RYGE, Gunnar; O’BRIEN, William J. Materiais dentários. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981.

 

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