Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA DE FISIOLOGIA GERAL E BUCAL

CÓDIGO: 20-401

PRÉ-REQUISITO: 20-396

CARGA HORÁRIA: 60 (Teórica: 60)           

Nº DE CRÉDITOS: 04

 

1 EMENTA

Introdução à Fisiologia. Bases da fisiologia celular. Fisiologia da membrana, nervo e músculo. Fisiologia cardíaca. Circulação sistêmica e pulmonar. Fisiologia dos sistemas renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino. Fisiologia do sistema estomatognático.

 

2 OBJETIVO GERAL

Compreender os fenômenos e processos fisiológicos do corpo humano, promovendo o desenvolvimento de uma visão integrada de órgãos e sistemas funcionais do organismo, quando em condições de equilíbrio.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender os principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os sistemas humanos: gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, hematológico, endocrinológico, reprodutivo e estomatognático.

 

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução à fisiologia - fisiologia celular e geral

Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno

Célula e suas funções: organização e estrutura física; sistemas funcionais.

2. Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo

Transporte através da membrana celular: difusão e transporte ativo

Potenciais de membrana e potenciais de ação

Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular.

3. Fisiologia Cardíaca

Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição

Regulação do aparelho cardiovascular

4. Fisiologia do Sistema Circulatório, Arterial e Venoso

5. Fisiologia Renal

Fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina.

Fisiologia dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares, controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio.

6. Fisiologia Respiratória

Mecânica da ventilação pulmonar; volume minuto-respiratório; ventilação alveolar

Princípios físicos das trocas gasosas.

Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sanguínea e dos líquidos corporais.

7. Fisiologia do sistema nervoso

Organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações: gustação. Funções intelectuais do encéfalo.

8. Fisiologia do sistema digestivo

Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico

Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção; secreção salivar.

 

9. Fisiologia do sistema endocrinológico

Introdução à endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotálamo; hormônios das glândulas tireóide, paratireóide e supra-renal

Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireóide: hipotireoidismo e hipertireoidismo

Hormônios córtico-supra-renais: funções dos mineralocorticóides e glicocorticóides

Anormalidades na secreção do córtex da supra-renal

Aspectos metabólicos do pâncreas e fígado: insulina e glucagon

10. Fisiologia Reprodutiva

Funções reprodutivas e hormonais no homem: espermatogênese

Anatomofisiologia dos órgãos sexuais femininos, funcionamento hormonal: estrogênios e progesterona.

Regulação do ritmo mensal na mulher.

11. Fisiologia do Sistema Estomatognático

Bioeletrogênese e Sinalização celular aplicada à fisiologia oral

Sensibilidade proprioceptiva, somatossensorial e dolorosa do aparelho estomatognático

Olfação e Gustação

Secreção salivar

Deglutição e Mastigação

Fonoarticulação e distúrbios da fala - Sucção

 

5 METODOLOGIA

Considerando o formato e os conteúdos programáticos da disciplina, grande parte das aulas serão expositivas. Sempre que possível, serão utilizadas Metodologias Ativas como, por exemplo, nos conteúdos de Gustação, bem como atividades práticas (Aula prática de Sistema Nervoso Central no Laboratório de Anatomia). Além disso, baseado nos conteúdos do semestre os alunos receberão artigos previamente entregues que serão apresentados na forma de seminário. Nesta situação a turma será dividida em grupos e será estipulado o tempo de 20-25 min para a apresentação.

 

6 AVALIAÇÃO

Os acadêmicos serão avaliados através de provas teóricas, ressaltando o fato de que havendo qualquer necessidade educacional específica por parte dos alunos, se buscará alternativas que garantam a aprendizagem. No que concerne à avaliação, serão realizadas três provas distribuídas ao longo do semestre, assim como um trabalho que será apresentado com material previamente selecionado e distribuído entre os grupos. As provas serão compostas por parte objetiva e parte dissertativa, não sendo possível a consulta do material didático.

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

TAMBEL, C.H. Fisiologia Oral: Odontologia Essencial – Parte Básica. São Paulo: Abelo, 2014. (Biblioteca Virtual)

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALDO, M.C.R., CAMARGO, M. Fisiologia Oral – Série Fundamentos de Odontologia. Rio de Janeiro: Guanabara & Koogan, 2013. (Biblioteca Virtual)

CURI, Rui; ARAÚJO FILHO, Joaquim Procopio. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

SINGI, Glenan. Fisiologia para odontologia: um guia prático para o cirurgião-dentista atender seus pacientes com segurança. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

 

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