DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA DE CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL A CÓDIGO: 20-395 CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 60 / Prática: 30) Nº DE CRÉDITOS: 06
1 EMENTA Métodos de estudo em microscopia óptica e eletrônica; estrutura celular, organelas celulares e suas funções. Tecidos: epitelial, conjuntivo, ósseo, cartilaginoso, muscular e neural. Embriologia: gametogênese, primeiras fases do desenvolvimento, anexos embrionários, noções de embriologia e histologia geral e facial.
2 OBJETIVO GERAL Promover o conhecimento da estrutura microscópica e das funções normais das células eucariotas, dos tecidos e do desenvolvimento humano de modo a fornecer subsídios para a compreensão do funcionamento de órgãos e sistemas humanos.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades: - Identificação da estrutura e função dos principais constituintes e organelas presentes nas células eucarióticas; - Reconhecimento das principais características e entender a importância dos tecidos básicos para o funcionamento do corpo humano; - Compreensão das fases iniciais do desenvolvimento embrionário humano.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1 Citologia: 1.1 Noções Básicas de Microscopia 1.2 Biomoléculas 1.3 Vírus / Célula Procarionte / Célula Eucarionte. 1.4 Membrana plasmática e Transportes 1.5 Organelas Citoplasmáticas
2 Histologia Básica: 2.1 Tecido Epitelial 2.2 Tecidos Conjuntivos 2.3 Tecido Muscular 2.4 Tecido Nervoso
3 Embriologia: 3.1 Reprodução Humana e Gametogênese 3.2 Primeira Semana do Desenvolvimento Humano 3.3 Segunda Semana do Desenvolvimento Humano 3.4 Terceira Semana do Desenvolvimento Humano 3.5 Anexos Embrionários 3.6 Embriologia crânio facial
5 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida sob a forma de aulas teóricas expositivas e dialogadas, aulas teóricas com metodologias diferenciadas e aulas práticas em laboratório. Em alguns momentos, serão realizadas metodologias inovadoras, com o uso de tecnologias (por exemplo: Kahoot) e dinâmicas, propiciando que o acadêmico seja protagonista de sua própria aprendizagem. 6 AVALIAÇÃO O acadêmico será avaliado por meio de provas teóricas e práticas e pelo desempenho nas demais atividades propostas como: seminários, estudos dirigidos, análises de artigos, discussões em sala, metodologias inovadoras, dentre outros. Acadêmicos com dificuldades na disciplina poderão ser encaminhados ao Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico Integrado – CEAPPI. Além disso, formas alternativas de avaliação poderão ser realizadas de acordo com as necessidades (como, por exemplo, prova oral).
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica: texto - atlas. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. KATCHBURIAN, Eduardo; ARANA, Victor. Histologia e embriologia oral: texto, atlas, correlações clínicas. 4. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia: texto e atlas: em correlação com biologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. SADLER, T. W. Langman embriologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (Biblioteca Virtual).
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