Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA DE CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL A

CÓDIGO: 20-395

CARGA HORÁRIA: 90 (Teórica: 60 / Prática: 30)               

Nº DE CRÉDITOS: 06

 

1 EMENTA

Métodos de estudo em microscopia óptica e eletrônica; estrutura celular, organelas celulares e suas funções. Tecidos: epitelial, conjuntivo, ósseo, cartilaginoso, muscular e neural. Embriologia: gametogênese, primeiras fases do desenvolvimento, anexos embrionários, noções de embriologia e histologia geral e facial.

 

2 OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento da estrutura microscópica e das funções normais das células eucariotas, dos tecidos e do desenvolvimento humano de modo a fornecer subsídios para a compreensão do funcionamento de órgãos e sistemas humanos.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades:

- Identificação da estrutura e função dos principais constituintes e organelas presentes nas células eucarióticas;

- Reconhecimento das principais características e entender a importância dos tecidos básicos para o funcionamento do corpo humano;

- Compreensão das fases iniciais do desenvolvimento embrionário humano.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Citologia:

1.1 Noções Básicas de Microscopia

1.2 Biomoléculas

1.3 Vírus / Célula Procarionte / Célula Eucarionte.

1.4 Membrana plasmática e Transportes

1.5 Organelas Citoplasmáticas

 

2 Histologia Básica:

2.1 Tecido Epitelial

2.2 Tecidos Conjuntivos

2.3 Tecido Muscular

2.4 Tecido Nervoso

 

3 Embriologia:

3.1 Reprodução Humana e Gametogênese

3.2 Primeira Semana do Desenvolvimento Humano

3.3 Segunda Semana do Desenvolvimento Humano

3.4 Terceira Semana do Desenvolvimento Humano

3.5 Anexos Embrionários

3.6 Embriologia crânio facial

 

5 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida sob a forma de aulas teóricas expositivas e dialogadas, aulas teóricas com metodologias diferenciadas e aulas práticas em laboratório. Em alguns momentos, serão realizadas metodologias inovadoras, com o uso de tecnologias (por exemplo: Kahoot) e dinâmicas, propiciando que o acadêmico seja protagonista de sua própria aprendizagem.

6 AVALIAÇÃO

O acadêmico será avaliado por meio de provas teóricas e práticas e pelo desempenho nas demais atividades propostas como: seminários, estudos dirigidos, análises de artigos, discussões em sala, metodologias inovadoras, dentre outros. Acadêmicos com dificuldades na disciplina poderão ser encaminhados ao Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico Integrado – CEAPPI. Além disso, formas alternativas de avaliação poderão ser realizadas de acordo com as necessidades (como, por exemplo, prova oral).

 

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Histologia básica: texto - atlas. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MOORE, Keith L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DE ROBERTIS, E. M. F; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

KATCHBURIAN, Eduardo; ARANA, Victor. Histologia e embriologia oral: texto, atlas, correlações clínicas. 4. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia: texto e atlas: em correlação com biologia celular e molecular. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

SADLER, T. W. Langman embriologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (Biblioteca Virtual).

 

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