Graduação

Odontologia

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

Histórico

A implantação do Curso de Odontologia da URI-Campus ocorreu através da portaria nº 998 do Ministério da Educação e Cultura. O curso atende todos os requisitos estabelecidos pelo MEC e CNS, por meio de uma avaliação realizada pelo INEP no ano de 2008. As instituições avaliadoras conferiram conceito máximo ao Curso de Odontologia.

PORTARIA Nº 998, DE 28 DE JULHO DE 2009
A Secretária de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, conforme consta do Registro E-MEC nº 200806423, do Ministério da Educação, resolve: Art. 1º Autorizar o curso de Odontologia, bacharelado, com 40 (quarenta) vagas totais anuais, no turno diurno, a ser ministrado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na Avenida Sete de Setembro, nº 1.621, Centro, na cidade de Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul, mantida pela Fundação Regional Integrada, com sede na cidade de Santo Ângelo, no Estado do Rio Grande do Sul.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Diferencial do Curso

O corpo docente e a coordenação do Curso de Odontologia da URI-Campus de Erechim estão comprometidos com os objetivos do curso. A nova proposta de ensino, pesquisa e extensão promovem um contato do aluno mais precocemente com a parte prática, além de incorporar as exigências profissionais do mercado de trabalho. O conjunto do trabalho expressa a Odontologia embasada em evidências científicas e será trabalhada dentro dos padrões de excelência necessários para a formação de um profissional diferenciado, mais atuante e crítico.

O Profissional

O Cirurgião-Dentista será formado com base generalista e com uma visão humanista, crítica, reflexiva e ética, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, baseado no rigor técnico-científico e com autonomia intelectual, possibilitando, assim, uma rápida e segura inserção no mercado de trabalho em setores da atividade profissional de saúde e tecnologia.

O Curso

O Curso de Graduação em Odontologia da URI - Campus de Erechim propicia ao estudante possibilidades de atividades voltadas à promoção da saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação, saúde pública, ensino, pesquisa e extensão, além de capacitá-lo na solução de problemas relacionados às habilitações específicas, através da aplicação prática e profissional dos conhecimentos adquiridos por meio das atividades de extensão e estágios.

Mercado de Trabalho

O caráter multidisciplinar do Curso de Odontologia confere ao estudante amplo domínio da prática clínica, permitindo gerar e disseminar novos conhecimentos dentro da sua área de atuação. O profissional estará apto a utilizar novas técnicas e materiais odontológicos, e capacitado a praticar a odontologia, tanto em consultórios particulares como nas instituições públicas. O egresso estará preparado para atuar em equipes multiprofissionais locais, regionais ou nacionais, planejando, implantando, coordenando e executando programas relacionados à Saúde Pública.

Atuação

É o profissional que atua na Atenção à Saúde Bucal nos planos individual e coletivo, nos setores público e privado. Integra Equipes de Saúde, podendo ser administrador e propositor de estratégias e políticas de Saúde Bucal, da Estratégia de Saúde da Família, por exemplo. Sua área de ação é o sistema estomatognático. Atua na prevenção e diagnóstico de doenças dentárias e sistêmicas – principalmente pela manifestação oral destas – e nos mais diversos ramos das Especialidades Odontológicas.

Conceito MEC

 
 
Conceito 5 para abertura do curso disponível em http://emec.mec.gov.br/.