Plano de Ensino

Nutrição

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento De Ciências Humanas

Disciplina: Psicologia Aplicada a Saúde I

Código:  70-991

Carga Horária: 40 h EAD

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Contextualização e aplicação da Psicologia. Psicologia do Desenvolvimento. O cuidado em saúde e a prática interdisciplinar. Saúde mental. Relações interpessoais no contexto do trabalho.

 

Objetivos:

Contextualizar a Psicologia no cenário da saúde e do cuidado humano.

 

Conteúdos Curriculares:

Contextualização e aplicação da Psicologia no cenário da saúde;

A Psicologia do desenvolvimento: etapas e características;

Cuidado em saúde e prática interdisciplinar;

Saúde mental: o/a usuário/a, a família, a equipe e a rede de atenção;

Relações interpessoais no contexto do trabalho: comunicação, empatia, feedback, autoconhecimento, liderança.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016.

 

Avaliação:

Avaliações individuais, seminários e trabalhos em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

EIZIRIK, Cláudio Laks; BASSOLS, Ana MArgareth Siqueira; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. ().  Tratado de saúde coletiva.  2. ed. São Paulo: Hicitec, 2012.

WEITEN, Wayne.  Introdução à psicologia:  temas e variações: (versão abreviada). São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

 

Bibliografia Complementar

MALTA, Deborah Carvalho; MERHY, Emerson Elias. O percurso da linha do cuidado sob a perspectiva das doenças crônicas não transmissíveis.Interface (Botucatu),  Botucatu ,  v. 14, n. 34, p. 593-606,  Sept.  2010 .

DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho:  contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2011.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal:  treinamento em grupo. 23. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2015.

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wedkos.  Desenvolvimento humano.  12. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

SPINK, Mary Jane P. A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 1, n. 2, p. 125-139,    1992 .