Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Gestão e Empreendedorismo Código: 60-279 Carga Horária: 30 horas Créditos: 02
1 EMENTA Aprimorar o desenvolvimento das capacidades dos executivos. Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Estratégias de Gestão. Evidenciar as teorias da Administração nos métodos de gestão. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações na era do conhecimento.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral Proporcionar um conceito abrangente de empreendedorismo, a partir do desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
2.2 Objetivo Específico Promover a discussão e o despertar do espírito empreendedor a partir do desenvolvimento progressivo de um plano de negócios.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Introdução ao empreendedorismo Análise histórica do surgimento do empreendedorismo Identificação de oportunidades Plano de negócios A empresa Estratégia de produto/serviço Análise de mercado e competidores Plano de marketing Análise estratégica Plano financeiro – investimentos/custos / fluxo de caixa/ ponto de Equilíbrio Análise de risco Questões legais de constituição da empresa Análise prática do plano de negócios.
4 METODOLOGIA Aulas expositivas em sala pelo professor, com utilização de recursos audiovisuais; elaboração de um plano de negócios. Atividades Discentes: Trabalhos em grupo, a partir de pesquisas "in loco" nas empresas, visando a integração dos alunos e ampliação dos conhecimentos teóricos; apresentação de trabalhos individuais ou em grupo, com exposição dos mesmos aos colegas, através de aulas ou seminários.
5 AVALIAÇÃO A avaliação é permanente, desde o primeiro contato com o aluno, buscando evidenciar fraquezas e potencialidades, para que o professor conduza os trabalhos de forma harmoniosa, em prol do alcance dos Objetivos e da evolução do aluno e da turma, em termos de comportamento social, conhecimentos teóricos e práticos da disciplina. A avaliação prática se dará através de provas escritas, trabalhos e apresentações em sala de aula ou fora dela, em grupo ou individuais questionários, pesquisas em empresas ou avaliações orais.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 6.1 Câmpus de Erechim CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2007. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. WOILER, Samsão. Projetos: elaboração, análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 7.1 Câmpus de Erechim CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. 10. ed. São Paulo: Cultura 2007. HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2003. NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1991. OLIVEIRA, D.P. Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
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