Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Projeto Integrador em Nutrição IV

Código: 40-919

Carga Horária: 30 (Prática: 30)   Nº de Créditos: 2

 

1. EMENTA:

Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para nutrição em saúde coletiva, nutrição e longevidade, terapia de nutrição enteral, dietoterapia infantil, e rotulagem e composição de alimentos.

 

2. OBJETIVOS:

 

2.1 Objetivo Geral: Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, atividades de extensão, que incentivem a promoção e prevenção da saúde da comunidade.

 

2.2 Objetivos Específicos:

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade.

- Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido.

- Oportunizar ao educando diálogos/orientações para a comunidade referente a saúde coletiva, prevenção e promoção da saúde no ciclo da vida.

- Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) utilizando a temática da disciplina.

- Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Nutrição em saúde coletiva.

- Orientações nutricionais no Ciclo da Vida para alimentação saudável e dietoterapia.

- Rótulos nutricionais.  

 

4. METODOLOGIA:

- Palestras e ações na comunidade com a temática da disciplina.

- Elaborar projetos que abordem a temática avaliação e educação alimentar e nutricional no ciclo de vida, técnica dietética, higiene e segurança alimentar.   

- Organizar e/ou aplicar palestras e ações de educação e avaliação nutricional na comunidade.

- Seminário, elaboração de pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.

 

5. AVALIAÇÃO

- Projetos que abordem ações temáticas da disciplina.  

- Seminário, pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ROEDIGER, Manuela de Almeida. Tratado de nutric¸a~o em gerontologia. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450222/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CAMPOS, Ana Cristina Viana; CORREA, Antonio Henrique da Mata; BERLEZI, Evelise Moraes.  Envelhecimento Um Processo Multidimensional.1 ed. Ijuí: UNIJUI, 2014. COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 2005.

MONTEIRO, J. P.; CAMELO JUNIOR, J. S. Nutrição e Metabolismo. Caminhos da Nutrição e Terapia Nutricional, da Concepção a Adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

NESPOLO, Cássia Regina; OLIVEIRA, Fernanda Arboite de; PINTO, Flávia Santos Twardowski; OLIVERA, Florencia Cladera. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre: Artmed, 2015. 203 p. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711965/cfi/0!/4/2@100:0.00. Acesso em: 11 de janeiro de 2019.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Tabela de composic¸a~o de alimentos: suporte para decisa~o nutricional. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520449837/cfi/0!/4/2@100:0.00. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.