Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA SAÚDE

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA: Nutrição e Longevidade

Código: 40-917

Carga Horária: 60 (Teórica: 30) (Prática: 30) Nº de Créditos: 4

 

1. EMENTA:

Estuda o envelhecimento da população, epidemiologia e aspectos socioculturais, direitos da pessoa idosa, Teorias sobre o envelhecimento, alterações fisiológicas, Cuidado Nutricional e Qualidade de Vida, Doenças Neurológicas (Parkinson e Doença do Alzheimer), e úlcera (lesão de pressão).  

 

2. OBJETIVOS:

 

2.1 Objetivo Geral:

- Identificar o processo de envelhecimento e o cuidado nutricional nesta fase de vida.

 

2.2 Objetivos Específicos:

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Adquirir conhecimento sobre os dados epidemiológicos do envelhecimento.

- Refletir sobre a situação do idoso no contexto sociocultural.

- Conhecer os direitos da pessoa idosa.

- Compreender as modificações fisiológicas do envelhecimento.

- Identificar os métodos de avaliação nutricional para pessoa idosa.

- Identificar as Recomendações Dietéticas no Envelhecimento, para o idoso saudável.

- Identificar as Recomendações Nutricionais nas Doenças Neurológicas (Parkinson e Doença do Alzheimer), e úlcera/lesão de pressão.

- Conceituar qualidade de vida no envelhecimento

- Interagir com idosos por meio de visitas e atividades nutricionais em Instituições de Longa Permanência, programas e projetos da universidade e/ou comunidade.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-Apresentação dos dados epidemiológicos e aspectos socioculturais do envelhecimento.

- Estatuto da pessoa idosa - Direitos Humanos.

- Teorias sobre o envelhecimento

- Modificações fisiológicas no envelhecimento.

- Métodos de avaliação nutricional para pessoa idosa.

- Recomendações Dietéticas no Envelhecimento, para o idoso saudável.

- Recomendações Nutricionais nas Doenças Neurológicas (Parkinson e Doença do Alzheimer), e úlcera/lesão de pressão.

- Qualidade de vida no envelhecimento.

- Avaliação e Educação Alimentar e Nutricional com idosos.

 

4. METODOLOGIA:

- Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de mídia digital, artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno conforme o tema abordado.

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

- Elaboração e apresentação de painel/pôster Científico.

- Estudo de caso

- Aula prática: visitas técnicas e atividades com pacientes Institucionalizados e não institucionalizados (grupos de convivências de idosos).

 

5. AVALIAÇÃO:

-   Prova teórica.

-  Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

-   Estudo de caso.

- Elaboração e aplicação de atividades com idosos institucionalizados e não Institucionalizados.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SILVA, Maria de Lourdes do Nascimento da; MARUCCI, Maria de Fa´tima Nunes; ROEDIGER, Manuela de Almeida. Tratado de nutric¸a~o em gerontologia. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450222/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BUSNELLO, Fernanda Michielin. Aspectos nutricionais no processo do envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2007.

CAMPOS, Ana Cristina Viana; CORREA, Antonio Henrique da Mata; BERLEZI, Evelise Moraes.  Envelhecimento Um Processo Multidimensional.1 ed. Ijuí: UNIJUI, 2014.

FREITAS, Elizabete Viana de; PY, Ligia. Tratado de geriatria e gerontologia.4. ed. [Reimpr.] Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527729505/cfi/6/10!/4/2/4@0:>. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

RAMOS, Luiz Roberto; CENDOROGLO, Maysa Seabra. Guia de geriatria e gerontologia. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2011. Plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451908/cfi/4!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 31 de julho de 2019.

SCHWANKE, Carla H. A. (Org.). Atualizações em geriatria e gerontologia III: nutrição e envelhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

 

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