Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Trabalho de Conclusão do Curso de Nutrição

Código: 40-916

Carga Horária: 30h (Prática:30)

Número de Créditos: 2

Pré-requisito: 40-339- PROJETOS DE PESQUISA EM NUTRIÇAO

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento de trabalho de pesquisa individual sob orientação de um docente do Curso de Nutrição, constando de desenvolvimento prático ou revisão bibliográfica sobre um tema específico da área de Nutrição e apresentação pública dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral:

Oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica tendo como base os conhecimentos construídos durante o Curso e complementados com a capacidade investigativa no decorrer do trabalho.

 

2.2 Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

- Desenvolver responsabilidade seguindo as orientações previstas no Manual de Trabalho de Conclusão de Curso.

-Elaborar a apresentação dos resultados, a discussão e a conclusão/considerações finais do TCC.

-Defender TCC em defesa pública e a uma comissão examinadora.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

As atividades a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao projeto elaborado em conformidade com o orientador, e deverão seguir o cronograma previsto da disciplina e as Normas descritas no Manual de TCC do curso. Elaboração do TCC em formato de Artigo Científico (introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão/considerações finais).

Elaboração, construção e apresentação oral do TCC, em defesa pública para banca examinadora.

 

4. METODOLOGIA:

- Elaboração do TCC em formato de Artigo Científico (introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão/considerações finais).

- O TCC deverá versar sobre uma das áreas de abrangência e atuação do Nutricionista

- O TCC deverá seguir as datas previstas e o orientando deverá estar atento as datas previstas para entrega do TCC finalizado para o orientador.

- Para apresentação a banca examinadora o TCC deverá ter sido revisado e liberado pelo orientador.

- O TCC deverá ser apresentado a banca examinadora, composta por três avaliadores (o orientador e dois avaliadores indicados pelo orientador em consonância com o orientando) É obrigatório para a conclusão do mesmo e tem como finalidade desenvolver no aluno a capacidade de análise, síntese, aplicação e aprimoramento dos conhecimentos básicos e tecnológicos construídos durante o Curso.

- Ler o Manual do TCC.

 

5. AVALIAÇÃO:

- O conceito parcial será atribuído pela Banca Examinadora, onde cada avaliador atribuirá a sua nota de forma individual e após será realizada a média parcial, em formulário específico. A média parcial realizada pela banca examinadora será informada ao aluno em Ata de Defesa assinada por ele e pela banca examinadora, no dia da defesa. O Conceito Final será a média entre a média parcial e a nota do orientador.

- Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero).

O aluno que não atingir a nota cinco (5,0) terá prazo de 10 dias para refazer o TCC e reapresentar a banca examinadora, com as alterações exigidas no ato da defesa. Será realizada nova correção do trabalho escrito e nova apresentação oral, e após divulgada a nova média parcial que será informada na nova Ata de Defesa.  

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística [recurso eletrônico]: princípios e aplicações / Sidia M. Callegari-Jacques. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536311449/cfi/2!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

STORTI, Adriana Troczinski, et al. Trabalhos acadêmicos da concepção à apresentação. Erechim: Edifapes, 2013.

VITOLO, Márcia Regina. Como fazer seu trabalho de conclusão de curso em nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MCWILLIAMS, M. Preparo de alimentos: um guia prático para profissionais. 11. ed.Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445037/cfi/0>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

NESPOLO, Cássia Regina et al. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre:Artmed, 2015. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711965/cfi/0!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2006.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

 

 

 

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