Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Projeto Integrador em Nutrição III

Código: 40-911

Carga Horária: 30 (Prática: 30)   Nº de Créditos: 2

 

1. EMENTA:

Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para orientações dietéticas à população em diferentes patologias, abordagens em planejamento e organização em unidades de alimentação e nutrição, gastronomia aplicada à nutrição e tecnologia e análise sensorial de alimentos.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral: Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, atividades de extensão, que incentivem a promoção e prevenção da saúde da comunidade, e gestão em saúde de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

 

2. 2 Objetivos Específicos:

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade e Unidades de Alimentação e Nutrição.

- Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido.

- Oportunizar ao educando diálogos/orientações para a comunidade referente a dietoterapia nas principais doenças crônicas não transmissíveis.

- Desenvolver ações na comunidade referente ao desenvolvimento da gastronomia saudável e sustentável.

- Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) utilizando a temática da disciplina.

- Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Orientações nas doenças crônicas não transmissíveis.

- Gastronomia saudável e sustentável.

- Gestão em Alimentação e Nutrição.

- Modelos de apresentação do projeto

 

4. METODOLOGIA:

- Elaborar projetos que abordem a temática da disciplina.    

- Organizar e/ou aplicar palestras e ações na comunidade e UAN.

- Desenvolver novas receitas voltadas a alimentação saudável e sustentável.  

- Seminário, elaboração de pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.

 

5. AVALIAÇÃO:

- Projetos que abordem ações temáticas da disciplina.  

- Seminário, pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TEICHMANN, I. Cardápios: técnicas e criatividade. 5. ed Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2000. 142p.

TEIXEIRA, Suzana Maria Ferreira Gomes et al. Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004. 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CUPPARI, Lilian (Coord). Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

MEZOMO, Iracema F. de Barros. Os serviços de alimentação: planejamento e administração. 5. ed. rev. amp. Barueri: Manole, 2002.

WILLIAMS, M. Preparo de alimentos: um guia prático para profissionais. 11. ed. Barueri, SP : Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520445037/pageid/5. Acesso em 01 de Agosto de 2019.

OLIVEIRA, Tatiana Coura; SILVA, Daniela Alves. Administração de unidades produtoras de refeição: Desafios e perspectivas. 1. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.

WIDTH, Mary; REINHARD, Tonia. Manual de sobrevivência para nutrição clínica 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733670/cfi/6/10!/4/2/4@0:0>. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

 

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