Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Projeto Integrador em Nutrição II

Código: 40-908

Carga Horária: 30 (Prática: 30) Nº de Créditos: 2

 

1. EMENTA:

Atividades integradoras em diferentes temáticas das disciplinas do curso de Nutrição. Problematização de vivências na atenção primária à saúde. Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão voltadas para avaliação nutricional, educação alimentar e nutricional nas diferentes fases da vida, técnica e dietética, higiene dos alimentos e segurança alimentar.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral: Oportunizar ao acadêmico o contato com a prática profissional, através da elaboração de projetos, materiais de pesquisa, avaliação e orientações nutricionais que incentivem a adoção de hábitos alimentares saudáveis para comunidade.

 

2.2 Objetivos Específicos:

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Identificar as necessidades relacionadas a nutrição na comunidade.

- Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre.

- Desenvolver no educando habilidades de comunicação com grupos e comunidade na qual está inserido.

- Oportunizar ao educando diálogos com a comunidade sobre nutrição nas diferentes fases da vida, técnica e dietética, higiene dos alimentos e segurança alimentar.

- Elaborar materiais lúdicos (folders explicativos, jogos, teatros, entre outros) com orientações sobre alimentação saudável para população.

- Revisar e aprofundar os conhecimentos e instrumentos da prática do Nutricionista.

- Elaborar materiais de pesquisa (resumos, pôsteres, artigos) com evidência científica, temática trabalhada e a necessidade de cada local.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Orientações para Alimentação Saudável, técnica e dietética, higiene alimentar e segurança Alimentar no ciclo de vida

- Gráficos alimentares

- Avaliação do estado nutricional

- Trabalho em equipe, Liderança

- Modelos de apresentação do projeto

 

4. METODOLOGIA:

- Elaborar projetos que abordem a temática avaliação e educação alimentar e nutricional no ciclo de vida, técnica dietética, higiene e segurança alimentar.   

- Organizar e/ou aplicar palestras e ações de educação e avaliação nutricional na comunidade.

- Seminário, elaboração de pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.

 

5. AVALIAÇÃO

- Projetos que abordem ações temáticas da disciplina.  

- Seminário, pôster, resumos e artigos científicos, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos e dos trabalhos desenvolvidos.

- Estudos de caso.  

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MUSSOI, Thiago Duran. Avaliação Nutricional na Prática Clínica - Da Gestação ao Envelhecimento. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2378-7/cfi/6/32!/4/2/4/2/2/2@0:0 >. Acesso em 25 de julho de 2019.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SILVA JUNIOR, Eneo Alves da. Manual de controle higiênico-sanitário em serviços de alimentação. 7. ed. São Paulo: Varela, 2014.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GERMANO, Pedro Manuel Leal; GERMANO, Maria Izabel Simões. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 5. ed. rev. e atual. Edição Digital. Barueri, São Paulo: Manole, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450017/cfi/0!/4/2@100:0.00>Acesso em: 26 de julho de 2019.

GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2009.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva (Org.). Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008.

ROSS, A. Catharine; CABALLERO, Benjamin; COUSINS, J. Robert; TUCKER, Katherine L. ;Thomas R. ZIEGLER. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 25 de setembro de 2019.

SANTOS JUNIOR, Clever Jucene dos. Manual de segurança alimentar: boas práticas para os serviços de alimentação. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2013.

 

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