Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Educação Alimentar e Nutricional

Código: 40-906

Carga Horária: 60h (Teórica: 30) (Prática:30) Número de Créditos: 4

 

1.EMENTA:

Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino-aprendizagem a disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de programas e planejamento de educação alimentar visando o desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral: Conhecer as metodologias de ensino-aprendizagem e suas estratégias de desenvolvimento e planejamento em educação alimentar e nutricional.

 

2.2 Objetivos Específicos:

   - Espera-se que está disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

  - Estabelecer correlações entre os planos de educação alimentar e os elementos do processo ensino-aprendizagem caracterizados nos diferentes ciclos da vida.

  - Instrumentalizar o educando para planejar, executar e avaliar programas de educação
    alimentar e nutricional para indivíduos, grupos e coletividades.

  - Desenvolver habilidades que permitam ao aluno questionar, analisar, refletir, criar e recriar programa de educação alimentar, objetivando a mudança do comportamento alimentar.

  - Saber diagnosticar, planejar, executar e avaliar programas, projetos e planos em educação alimentar, nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista, considerando sempre os contextos: social, econômico e cultural em que se está inserido, através de uma pedagogia crítica construtora e humanista.

  - Saber posicionar-se, crítica e construtivamente, diante do contexto social, econômico e
    cultural em diversas situações de trabalho.

  - Incentivar através da Educação Alimentar o cuidado com o meio ambiente.

  - Aprender a trabalhar de forma interdisciplinar.

  - Demonstrar postura ética e humanista.

 

   3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Educação alimentar e Nutricional: conceitos e definição;

- Didática para o planejamento de educação alimentar e nutricional;

- Ideias pedagógicas e metodologias básicas de ensino, teorias de aprendizagem;

- Evolução das etapas cognitivas do ser humano

- Etapas fundamentais para o planejamento em educação alimentar e nutricional

- Técnicas do processo de educação alimentar e nutricional

- Comportamento alimentar;

- Atividade de aconselhamento Nutricional.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, dialogadas com utilização de mídia digital;

Utilização de textos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, conforme o tema abordado;

Trabalhos e/ou seminários;

Relatórios.

 

 5. AVALIAÇÃO:

Prova teórica

Seminários e/ou trabalhos em grupo.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica Santiago; NUNES, Alessandra Paula. Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014.

LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Planejamento alimentar - Educação Nutricional nas Diversas Fases da Vida .1. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521213/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em 14 de setembro de 2016.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015.Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:14.0>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.

FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006.

LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emilia Trigueiro. Nutrição e dietética.2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521152/cfi/1!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em:14 de setembro de 2016.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

 

Notícias do Curso

Ver todas