DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Educação Alimentar e Nutricional Código: 40-906 Carga Horária: 60h (Teórica: 30) (Prática:30) Número de Créditos: 4
Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino-aprendizagem a disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de programas e planejamento de educação alimentar visando o desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida.
2.1 Objetivo Geral: Conhecer as metodologias de ensino-aprendizagem e suas estratégias de desenvolvimento e planejamento em educação alimentar e nutricional.
- Espera-se que está disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades: - Incentivar através da Educação Alimentar o cuidado com o meio ambiente. - Aprender a trabalhar de forma interdisciplinar. - Demonstrar postura ética e humanista.
- Educação alimentar e Nutricional: conceitos e definição; - Didática para o planejamento de educação alimentar e nutricional; - Ideias pedagógicas e metodologias básicas de ensino, teorias de aprendizagem; - Evolução das etapas cognitivas do ser humano - Etapas fundamentais para o planejamento em educação alimentar e nutricional - Técnicas do processo de educação alimentar e nutricional - Comportamento alimentar; - Atividade de aconselhamento Nutricional.
Aulas expositivas, dialogadas com utilização de mídia digital; Utilização de textos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, conforme o tema abordado; Trabalhos e/ou seminários; Relatórios.
|
GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica Santiago; NUNES, Alessandra Paula. Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014. LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005. SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Planejamento alimentar - Educação Nutricional nas Diversas Fases da Vida .1. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521213/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em 14 de setembro de 2016.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015.Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:14.0>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2017. FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan. Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006. LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010. SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emilia Trigueiro. Nutrição e dietética.2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521152/cfi/1!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em:14 de setembro de 2016. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
|