Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA: Avaliação do Estado Nutricional II

Código: 40-904

Carga Horária: 60 (Teórica: 30) (Prática: 30)

Nº de Créditos: 4

 

1. EMENTA:

Abrange os métodos e técnicas para a análise de dados diretos e indiretos no ciclo de vida, e o diagnóstico de nutrição dos indivíduos ou de grupos e populações. Aborda Triagem Nutricional, indicadores bioquímicos, avaliação clínica (semiologia nutricional), medidas antropométricas não convencionais, e Padronização de Diagnósticos Nutricionais.

 

OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral: Oportunizar a aprendizagem dos métodos e técnicas para avaliação do estado nutricional, de modo que o acadêmico adquira autonomia na realização da avaliação do estado nutricional em todas as fases da vida.

 

2.2 Objetivos Específicos:

Espera-se que esta disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Compreender as Triagens Nutricionais utilizadas para identificar risco nutricional.

- Identificar e analisar os indicadores bioquímicos.

- Realizar avaliação clínica de indivíduos.

- Conhecer os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional (medidas antropométricas não convencionais), com foco em sua especificidade em diferentes faixas etárias e situações clínicas.

- Refletir sobre os diversos métodos para a realização da avaliação do estado nutricional, propiciando condições para que o acadêmico escolha o melhor método a ser adotado em cada situação.

- Aplicar os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional.

 

3.CONTEÚDOS CURRICULARES

Indicadores Bioquímicos (solicitação e interpretação de exames laboratoriais)

Avaliação clínica (semiologia nutricional)

2.1 Exame físico

2.2 Maturação sexual

Triagem Nutricional (Avaliação Subjetiva Global, Triagem para Risco Nutricional –NRS, Mini avaliação Nutricional, Ferramentas de triagem nutricional para crianças, outras ferramentas).

Medidas Antropométricas Não Convencionais

Padronização de Diagnósticos Nutricionais

 

4. METODOLOGIA

- Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de mídia digital, artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno conforme o tema abordado.

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

- As aulas práticas serão realizadas na Clínica Escola de Nutrição da URI (Ambulatório de Especialidades em Nutrição).

 

5. AVALIAÇÃO

- Provas teóricas e prática.

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CUPPARI, Lilian (Coord.). Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MUSSOI, Thiago Duran. Avaliação Nutricional na Prática Clínica - Da Gestação ao Envelhecimento. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2378-7/cfi/6/32!/4/2/4/2/2/2@0:0 >. Acesso em 25 de julho de 2019.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CALIXTO-LIMA, Larissa; REIS, Nelzir Trindade (Org.). Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição clínica. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

DUARTE, Antônio Cláudio. Avaliação nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais. São Paulo: Atheneu, 2007.

RIBEIRO, Sandra Maria Lima; DE MELO Camila Maria, TIRAPEGUI, Julio. Avaliação nutricional:teoria e prática / - 2. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527733694/cfi/6/10!/4/8/2@0:0 > Acesso em 25 de julho de 2019.  

ROSSI, Luciana; CARUSO, Lúcia; GALANTE. Avaliação nutricional : novas perspectivas. 2. ed. - [Reimpr.].Edição Digital. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. il. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2772-3/cfi/6/4!/4/2/2@0:0 > Acesso em 25 de julho de 2019.  

VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de. Avaliação nutricional de coletividades. 2. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina 2008.