Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Nutrição e Políticas Públicas

Código: 40-902

Carga Horária: 60h (Teórica: 60)

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Aborda a atuação do nutricionista na Saúde Coletiva: Sistema Único de Saúde (SUS) e Alimentação Escolar. Principais programas e políticas de alimentação e nutrição vigentes no país. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Direito Humano à Alimentação Adequada. Segurança Alimentar e Nutricional.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral: Conhecer as interfaces da prática do nutricionista na saúde coletiva. Reconhecer a importância das políticas de alimentação e nutrição e de segurança alimentar e nutricional (SAN) para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira. Compreender a importância do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional para o planejamento em saúde e nutrição.

 

2.2 Objetivos Específicos:

- Compreender o papel do nutricionista em diferentes espaços de atuação: Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS), Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), Alimentação Escolar, Vigilância em Saúde, entre outros;

- Conhecer as políticas e programas de alimentação e nutrição;

- Discutir e analisar as principais ações, programas e políticas de alimentação e nutrição vigentes no Brasil, suas bases teóricas, seus mecanismos de gestão e seus indicadores de monitoramento e avaliação, relacionando-os com o panorama internacional;

- Identificar historicamente a trajetória da segurança alimentar e nutricional no Brasil;

- Conceituar SAN;

- Identificar as ações de SAN em execução no país, bem como discutir os resultados das intervenções de SAN no âmbito da saúde coletiva.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- A atuação do nutricionista na saúde coletiva

- Políticas de Alimentação e Nutrição no Brasil:

- Evolução histórica

- Fome Zero, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Brasil sem Miséria.

- Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): fundamentos, propósitos, diretrizes, responsabilidades institucionais.

- Segurança Alimentar e Nutricional:

- Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN)

- Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)

- Segurança Alimentar e Nutricional (SAN)

- Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)

- Vigilância Alimentar e Nutricional

- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):

- Dimensões legais.

- Atribuições do Nutricionista.

- O Conselho de Alimentação escolar (CAE).

- Planejamento e avaliação de cardápios.

- Processos de compra e prestação de contas. Aquisição de alimentos da agricultura familiar. Responsabilidades do gestor federal, estadual e municipal.

- Ações de EAN no âmbito da escola.

- Programas de transferência de renda:  

- Histórico

- Programa Bolsa Família (PBF): objetivos, condicionalidades, competências das três esferas do governo e a interface com a segurança alimentar e nutricional.

 

4. METODOLOGIA:

 - Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de mídia digital, artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno conforme o tema abordado.

- Seminário, trabalhos em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

- Trabalho de cálculo de cardápio de Alimentação Escolar.  

- Roda de conversa com nutricionistas que atuam no âmbito da Saúde Coletiva.

 

5. AVALIAÇÃO:

- Prova teórica.

- Seminário, trabalhos individuais e/ou em grupo e/ou socialização de artigos científicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

ORDONEZ, Manuela, A., PAIVA, Valério, A. Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição. 2.ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020290/> Acesso em: 06 de agosto de 2019.

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL; A segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada no Brasil. Brasília: Consea, 2010.

CERVATO-MANCUSO, Ana Maria, FIORE, Elaine Gomes, REDOLFI, Solange Cavalcante Silva. Guia de Segurança Alimentar e Nutricional. 1ª edição. São Paulo: Manole, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448816/pageid/0>. Acesso em 29 de julho de 2019.

KAC, Gilberto; SICHIERI, Rosely; GIGANTE, Denise Petrucci (Org.). Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia & saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999.

SOLHA, Raphaela Karla de Toledo. Sistema único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. 1.ed. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513232/pageid/72> Acesso em: 06 de agosto de 2019.

 

Notícias do Curso

Ver todas