Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Nutrição Humana I-A     

Código: 40-899

Carga Horária: 60h (Teórica: 60) Número de Créditos: 4

 

1. EMENTA:

Fundamentos da Nutrição e alimentação humana, nos seus aspectos bioquímicos, fisiológicos e dos requerimentos nutricionais. Estudo da tabela de composição química.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Geral: Conhecer os fundamentos e conceitos básicos de Nutrição e Alimentação Humana. Estudo dos nutrientes.

 

2.2 Específicos:

- Estudar o metabolismo energético;

- Identificar macronutrientes e micronutrientes em seus conceitos básicos; fontes alimentares e carências Nutricionais;

- Identificar alimentos e nutrientes na tabela de composição química.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Conceitos básicos de nutrição humana, alimentos e nutrientes - classificação, fontes alimentares, funções.

- Macronutrientes: Digestão, absorção, transporte e excreção dos nutrientes.

- Macronutrientes: Proteínas:  conceitos, fontes alimentares; funções e carências    

  nutricionais;

  Carboidratos: conceitos, fontes alimentares; funções e carência nutricionais;

  Fibra  alimentar: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

  Lipídeos: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

- Metabolismo energético:  necessidades energéticas; componentes do gasto energético,

  estimativa das necessidades energéticas; cálculo de energia do alimento.

- Tabela de composição de Química de alimentos.

- Vitaminas Lipossolúveis – A, D, E e K: conceitos, fontes alimentares; funções e

  carências nutricionais;

- Vitaminas Hidrossolúveis – Complexo B e Vit C: conceitos, fontes alimentares; funções e

  carências nutricionais;

- Sais Minerais : conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais;

- Água: conceitos, fontes alimentares; funções e carências nutricionais.

 

4. METODOLOGIA:

- Aulas expositivas, dialogadas com utilização de mídia digital;

- Socialização de artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, conforme o tema abordado;

- Trabalhos e/ou seminários.

 

5. AVALIAÇÃO:

- Prova teórica

- Seminários e/ou trabalhos em grupo

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

ROSS, A. Catharine et al. Nutrição moderna de Shils na saúde e na doença. 11 ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 02 de fevereiro de 2017.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARDOSO, Marly Augusto (Coord.). Nutrição humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 2005.

FAUSTO, M. A. Planejamento de dietas e da alimentação. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

MANN, Jim; TRUSWELL, A. Stewart (Org.). Nutrição humana. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 2 v.

PINHEIRO, Ana Beatriz Vieira; NEVES, Paulo Augusto et al. (Coord). Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2006.