Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Patologia Básica

Código: 40-859

Carga Horária: 60 horas (60 Teórica)

Créditos: 04

 

1. EMENTA

A disciplina deve atender o aluno no sentido de proporcionar o entendimento dos principais mecanismos de injuria, assim como as alterações patológicas básicas causadas por esses mecanismos em diversos sistemas e pôr fim a associação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesses processos.

 

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

Estudar os mecanismos básicos das doenças entendendo os princípios gerais da sua organização, a partir da identificação de pontos comuns entre elas, em particular a sua etiologia, patogenia, e aspectos morfofuncionais.

 

2.2. Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Conhecer os processos patológicos que afetam ou podem afetar o organismo humano;

Descrever as alterações funcionais dos diferentes sistemas na doença e os mecanismos que conduzem estas alterações e

Interpretar anomalias clínicas com base no conhecimento fisiológico.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

-Introdução à Patologia. Conceito de doença.

-Patologia – definição, objetivos, abrangência e modalidades de estudo.

-Evolução histórica – Desenvolvimento da tecnologia e sua influência.

-Conceitos de Homeostasia e Doença.

-Mecanismos de agressão ou injúria e defesa.

-Adaptações celulares.

Hiperplasia

Hipertrofia

Atrofia

Metaplasia

-Lesão e morte celulares. Alterações reversíveis e irreversíveis.

Alterações irreversíveis. Necroses e apoptose.

-Inflamações aguda e crônica

Conceitos de inflamação e de agentes inflamatórios. Classificação e caracterização das inflamações. Repercussões sistêmicas das inflamações.

Reparo e Fibrose cicatricial

-Distúrbios Hemodinâmicos.

Edema

Hiperemia e congestão

Hemorragia

Trombose

Embolia

Choque

Neoplasia: conceito; características gerais das neoplasias; diferença entre tumores benignos e malignos; nomenclatura; carcinogênese.

Doenças metabólicas: conceito e tipos.

Doenças auto-imunes: conceitos e tipos.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais (retroprojetor, datashow). Resolução e discussão de exercícios e casos clínicos utilizando metodologia ativa, apresentação (estudante) do marco teórico após a finalização de cada assunto, apresentação e discussão de artigos referentes ao conteúdo e apresentação de seminários.

 

5. avaliação

A avaliação dos alunos será mediante provas teóricas parciais, participação em aula, apresentação do marco teórico, resolução de casos clínicos, discussão de artigos, apresentação de seminários e atividades interdisciplinares.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Robbins e Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

STEVENS, Alan; LOWE, J. S. Patologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2002.

GOLDMAN, Lee MD.; ANSIELLO, Dennis (Coord.). Cecil medicina. 23 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.2009.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo. Patologia geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

GUIDUGLI NETO, João. Elementos de patologia geral. São Paulo: Santos, 1997. 192p

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998

FARIA, José Lopes de. Patologia especial: com aplicações clínicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

KIERSZENBAUM, Abraham L; NASCIMENTO, Adriana Paulino do (Trad.). Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 2008, 2012.