Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS - A

Código: 40-1367

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)    ....  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Desenvolvimento de competências que possibilitem o conhecimento e a interpretação dos preceitos que regem a rotulagem de alimentos e bebidas embalados, elaborar rótulos e interpretar as informações constantes neles a partir dos dados de produtos, atendendo os preceitos da legislação.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades de identificar as informações nutricionais e elaborar rótulos de alimentos e bebidas. Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:  

- Identificar e interpretar os elementos que compõem o rótulo de alimentos.

-  Realizar orientação de leitura e interpretação das informações contidas nos rótulos de produtos alimentícios já existentes.

- Elaborar rótulos de produtos alimentícios, considerando a legislação vigente, ingestão diária recomendada e características intrínsecas do produto em questão.

- Elaborar e interpretar fichas técnicas de preparação dos produtos.

- Estudar as diferentes embalagens disponíveis e permitidas para utilização em alimentos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Rotulagem

- Apresentar a rotulagem alimentar (conceito, histórico e importância).  Legislação vigente e regulamentações. Componentes fundamentais e obrigatórios no rótulo. Análise de rótulos de alimentos disponíveis no mercado.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

  

UNIDADE DE ENSINO 02 – Informação nutricional  

Análisar fichas técnicas de preparação. Formular rótulos de alimentos (Cálculos para elaboração da informação nutricional); Valores de Ingestão Diária Recomendada; Critérios para o estabelecimento de porções e Apresentação da informação nutricional; Informação nutricional complementar; Embalagens de alimentos disponíveis e permitidas para a utilização em alimentos e mídia, e Marketing envolvendo a rotulagem de alimentos.

Atividades práticas: Elaboração da informação nutricional de um alimento.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, estudo dirigido e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de leituras indicadas, estudo dirigido, seminários, entre outros.  

 

 

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica:

EVANGELISTA, José. Tecnologia de alimentos. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2001.  

FRANCO, Guilherme. Tabela de composição química dos alimentos. 9ª edição. São Paulo: Atheneu, 2007.  

NESPOLO, Cássia Regina et al. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre: Artmed, 2015. 203 p. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:  

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582711965/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

 

Bibliografia Complementar

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 2005.

CARELLE, Ana Cl´udia; CA^NDIDO,  Cynthia Cavalini.  Manipula¸a~o e higiene dos alimentos. 2ª edição. Edição Digital. São Paulo: E´rica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536521060/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva (Org.).  Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manole, 2008.  

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Tabela de composi¸a~o de alimentos: suporte para decisão   nutricional. Edição Digital. 5. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520449837/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.