Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: NUTRIÇÃO E ESTÉTICA - A

Código: 40-1366

Carga Horária: 40h (Teórica: 30hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

A disciplina aborda a atuação do nutricionista na área de estética.  

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para ampliar a compreensão de concepções acerca da Nutrição Estética e refletir sobre as respectivas implicações à saúde.

Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados:

- Aprofundar conhecimentos da nutrição em estética, compreendendo sua contribuição afim de atenuar danos causados pela acne, envelhecimento cutâneo, celulite, flacidez.

- Compreender a funcionalidade individual dos nutrients, a fim de tratar carências especificas;

- Entender como a nutrição aplicada à estética pode contribuir com o emagrecimento, promoção da saúde e a autoestima dos individuos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01: Nutrição em Estética

Apresentar a atuação na área da estética e o mercado de trabalho. Revisar a anatomia, fisiologia e bioquímica da pele. Acne. Fibroedema Geloide. Adiposidade localizada. Flacidez e estrias. Disbiose intestinal e sua relação com o ganho de peso

 

UNIDADE DE ENSINO 02: Tratamentos nutricionais em estética

Apresentar os protocolos de avaliação nutricional em estética. Tratamento nutricional em cirurgias plásticas. Nutricosméticos. Imagem corporal e autoestima.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio  interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, estudos de caso e estudo dirigido.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas objetivas e ou discursivas com peso 8,0 (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos com peso 2,0.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação.

 

Bibliografia Básica

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PUJOL, Ana Paula. Nutrição aplicada à estética. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2020.  

VENTURI, Ivonilce. SANT’ANNA, Lina Claudia  Nutrição aplicada à estética. Porto Alegre: SAGAH, 2019. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<  https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786581492687/pageid/1.  Acesso em 06 de outubro de 2021.

 

Bibliografia Complementar

CORRÊA, Rafaela da Silveira. Avaliação nutricional. Porto Alegre: SAGAH, 2016. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788569726708/pageid/1. Acesso em 06 de outubro de 2021.

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri: Manole, 2005.

PASCHOAL, Valéria; NAVES, Andréia; FONSECA, Ana Beatriz B. L. da. Nutrição clínica funcional: dos princípios à prática clínica. São Paulo: VP, 2014. 327 p. (Nutrição Clínica Funcional).

PIMENTEL, Carolina Vieira de Mello Barros; ELIAS, Maria Fernanda; PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Alimentos funcionais e compostos bioativos. Barueri: Manole, 2019.

SUZUKI, Venessa Yuri; SCHNEIDER, Aline Petter. Atendimento Nutricional em Cirurgia Plástica - Uma abordagem Multidisciplinar. Editora: Rubio, 2013.