Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PERSONAL DIET - A

Código: 40-1365

Carga Horária: 40h (Teórica: 30hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

A disciplina aborda a assistência nutricional e dietoterápica personalizada (Personal Diet), englobando o processo do cuidado nutricional com o objetivo de suprir as necessidades específicas individual ou familiar.

 

Objetivos

A disciplina busca oportunizar a atuação do profissional Nutricionista como Personal Diet. Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados:

- conhecer a atuação do nutricionista como Personal Diet e como essa prática pode ampliar a sua atuação do profissional;

- Compreender a abrangência das atividades vinculadas ao Personal Diet.  

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Sistematização do atendimento nutricional personalizado:

Definição de protocolos e procedimentos relativos ao atendimento nutricional personalizado; avaliação e diagnóstico em nutrição.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Atuação do Personal Diet

Apresentar a  prescrição dietética e  elaboração o plano alimentar individual e familiar;

atividades de educação alimentar e nutricional; receituários de preparações. Orientação sobre as boas práticas nos procedimentos de aquisição, armazenamento, pré-preparo e preparo dos alimentos.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No  intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, estudos de caso e estudo dirigido.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas objetivas e ou discursivas com  peso 8,0 (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos com peso 2,0.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação.

 

Bibliografia Básica

BENETTI, Gisele Bizon (Org.). Manual de técnicas dietéticas. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2014. 241 p.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

ROSSI, Luciana; POLTRONIERI, Fabiana Tratado de nutrição e dietoterapia - 1. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:     

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527735476/cfi/6/10!/4/2/4@0>. Acesso em 26 de Novembro de 2019.   

 

Bibliografia Complementar

ALVARENGA, Marle et al.  Nutrição comportamental.    Barueri, SP: Manole, 2015. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:13.9. Acesso em 06 de outubro de 2021.   

PHILIPPI, Sonia Tucunduva; COLUCCI, Ana Carolina Almada.  Nutrição e gastronomia. 1. ed. Barueri [SP]: Manole, 2018. Consultado na plataforma minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520462393/cfi/4!/4/2@100:0.00. Acesso em 06 de outubro de 2021.   

DAL BOSCO, Simone Morelo (Coord.). Personal dieter: da gestação ao envelhecimento. São Paulo: Atheneu, 2015. 602 p.

GIBNEY, Michael J (Coord.).  Introdução à nutrição humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 304 p.