Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: SUPLEMENTAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA - A

Código: 40-1364

Carga Horária: 40h (Teórica: 30hs - TDE: 10hs)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

A disciplina aborda a suplementação na prática esportiva, definições,  indicação de uso e aplicabilidade na atividade física e no esporte.

 

Objetivos  

A disciplina visa desenvolver habilidades e  conhecimentos sobre o uso de suplementos e recursos ergogênicos durante a realização do exercício físico. Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados:

-  Conhecer os conceitos de suplementação, identificando sua necessidade de uso e aplicabilidade no atendimento aos atletas e/ou esportistas;

- Conhecer os diferentes recursos ergogênicos existentes no mercado;

- Identificar a necessidade do uso de recursos ergogênicos;

- Estudar as diferentes classes de suplementos e sua aplicabilidade na prática esportiva.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Introdução e Legislação  

Apresentar a definição, recomendações e aplicabilidade dos suplementos na prática esportiva. Legislação vigente.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Tipos de Suplementos

Apresentar os recursos ergogênicos; Suplementos de proteínas e aminoácidos; energéticos e de carboidratos; lipídicos; vitaminas e minerais. Aplicação dos Fitoterápicos no esporte (legislação, recomendações de uso).

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, estudos de caso e estudo dirigido.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas objetivas e ou discursivas com peso 8,0 (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos com peso 2,0.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática  a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação.

 

Bibliografia Básica

BACURAU, Reury Frank P. Nutrição e suplementação esportiva. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2007.

LANCHA Jr., A. H.; ROGERI, P. S.; PEREIRA-LANCHE, L. O. Suplementação nutricional no esporte. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. Consultado na plataforma Minha

Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788527734585. Acesso em 06 de outubro de 2021.

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BIESEK, S., ALVES, L. A., GUERRA, I.  Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. 2 ed. Edição Digital. Manole, 01/2010. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520443750/pageid/0>. Acesso em 06 de outubro 2021.

KAMEL, Dilson; KAMEL, José Guilherme Nogueira. Nutrição e atividade física. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. 120 p.

HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal.  Nutrição Esportiva: Uma Visão Prática,  3 ed. Edição Digital. Manole, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito.

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520449813/pageid/. Acesso em 06 de outubro de 2021.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

WOLINSKY, I.; HICKSON, J. F. Nutrição no exercício e no esporte. 2. ed. São Paulo: Roca, 2002.

Fique por dentro

Ver mais