Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina:  ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO NA SAÚDE COLETIVA II - A

Código: 40-1362  

Carga Horária: 160h (Prática: 160hs)   

Nº de Créditos: 08

 

Ementa

Prática da Nutrição Coletiva nas atividades de saúde a nível primário, em Unidades Básicas de Saúde, nos programas ligados a Nutrição e no Programa da Alimentação Escolar, e em atividades que se relacionem às condições alimentares e nutricionais a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos.  

 

Objetivos

A disciplina visa oportunizar a prática profissional nas atividades de saúde coletiva, desde o diagnóstico nutricional até atividades de educação nutricional e de segurança alimentar e nutricional.

Espera-se que esta  disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Planejar ações para soluções de problemas de atenção dietética.

- Praticar avaliação e educação alimentar e nutricional para coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos.  

- Consolidar e evidenciar a habilidade de comunicação oral e escrita.

- Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, acadêmicos e profissionais de outras áreas.  

 

Conteúdos Curriculares

- Conhecimento da situação local com identificação das características da clientela e de suas condições de vida, com vistas ao reconhecimento da realidade da área de influência do serviço de saúde.

- Implementação da assistência dietoterápica e promoção da educação alimentar e nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos.

-    Execução de atividades que busquem a integração do Serviço de Saúde com as ações desenvolvidas pela população da (s) comunidade (s) de sua área de influência (escolas, serviços de assistência, instituições religiosas e / ou filantrópicas).

- Análise e crítica de Programas de Alimentação e Nutrição, no âmbito do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação.  

-  Elaboração de relatório final e / ou projeto específico na área além da produção de material educativo em Nutrição.

 

Metodologia  

A metodologia da disciplina está de acordo com a Norma do Estágio Supervisionado, constante do projeto pedagógico do curso, sendo realizada supervisão e acompanhamento dos estágios com orientações.

 

Avaliação

A forma de avaliação da disciplina está de acordo com a normatização do estágio supervisionado, constante do projeto pedagógico do curso. Na apresentação do plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina. Os alunos deverão entregar relatório final. Serão  avaliados  habilidades, atitudes, destreza, ética, conhecimento técnico.

 

Bibliografia Básica

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.  

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Deficiências Nutricionais: Técnicas de avaliação, prevenção de doenças e diagnóstico. 1 ed. Ediçào Digital. São Paulo: Érica, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<  https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520841/recent>. Acesso em 05 de outubro de 2021.

 

Bibliografia Complementar

KAC, Gilberto; SICHIERI, Rosely; GIGANTE, Denise Petrucci (Org.).  Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

LINDEN, Sônia. Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005.

TIRAPEGUI, Julio. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. São Paulo: Atheneu, 2002.

TOLEDO Solha, Raphaela Karla.  Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. 1. ed. Edição Digital.São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513232/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.