Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE E EXERCÍCIO FÍSICO

Código: 40-1359

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)    .... (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa   

A disciplina analisa as alterações bioquímicas e fisiológicas que ocorrem durante o exercício físico relacionando-as com necessidades nutricionais decorrentes.  

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para  fornecer ao acadêmico as bases teóricas e práticas relacionadas à nutrição e alimentação no esporte.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Identificar e compreender as alterações fisiológicas que ocorrem em indivíduos que realizam exercícios físicos.

-  Comparar as necessidades nutricionais entre indivíduos sedentários e indivíduos que executam exercícios físicos (trabalho ou desporto).

- Avaliar o estado nutricional de indivíduos que realizam exercícios físicos.

-  Planejar a intervenção nutricional para as modalidades desportivas, observando os diferentes momentos da competição/treino.

- Compreender a importância da atuação do profissional nutricionista junto à equipe Interdisciplinar de saúde em academias, clínicas e clubes desportivos.

- Calcular e avaliar a prescrição dietética para indivíduos que realizam exercício físico.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Exercício físico e necessidades nutricionais

Introduzir os conceitos básicos de fisiologia do exercício. Metabolismo dos micro e macronutrientes e sua relação com o exercício físico. Balanço hidroeletrolítico durante o repouso e o exercício. Utilização de métodos de avaliação do estado nutricional para a situação específica. Cálculo das necessidades energéticas.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Alimentação associada ao exercício

Explanar sobre a alimentação para as diferentes fases do exercício: treino, competição e repouso; pré-treino, treino/competição, pós-treino. Suplementação nutricional e recursos ergogênicos. Controle de peso corporal. Hipertrofia muscular.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista.  No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos,  trabalhos em grupo. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, estudo dirigido, leitura de artigos, diretrizes e referências indicada entre outras. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

BACURAU, Reury Frank P. Nutrição e suplementação esportiva. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2007.

HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal.  Nutrição Esportiva: Uma Visão Prática, 3. ed. Edição Digital. Manole, 01/2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520449813/pageid/0>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

 

Bibliografia Complementar

BIESEK, S., ALVES, L. A., GUERRA, I.  Estratégias de Nutrição e  Suplementação no Esporte, 2 ed. Edição Digital. Manole, 01/2010. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520443750/pageid/0>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

PASCHOAL, V., NAVES, A. Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. Edição Digital. Roca, 04/2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-412-0410-1/epubcfi/6/2!/4/2/2@0:0 >. Acesso em 02 de outubro de 2021.

WOLINSKY, I.; HICKSON, J. F. Nutrição no exercício e no esporte. 2. ed. São Paulo: Roca, 2002.

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