Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde  

Disciplina: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO II - A

Código: 40-1358

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)    .... (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisito:  40-1353 Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição I- A

 

Ementa  

Fundamentada nos princípios da Nutrição e da Administração, a disciplina aborda métodos e processos no  direcionamento de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), para coletividades sadias e enfermas, compreendendo o planejamento dos recursos humanos, materiais e financeiros.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades de administração que o capacite gerenciar recursos humanos, materiais e custos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

 

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Identificar como dimensionar recursos humanos.

- Reconhecer como planejar e programar compras de materiais em Unidade de Alimentação e Nutrição.

- Identificar a gestão de custos.

- Caracterizar o gerenciamento de contratos terceirizados.

- Identificar os riscos ocupacionais.

- Reconhecer o processo da qualidade em UAN.  

- Reconhecer a importância da Educação Ambiental.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01 – Administração

Apresentar a administração de recursos humanos, materiais e recursos financeiros.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Autogestão e Marketing

Apresentar a terceirização e autogestão de serviços, bem como o marketing em UAN.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Segurança do trabalho e qualidade

Apresentar a segurança do trabalho e qualidade de vida do trabalhador. Processo da qualidade em UAN.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – Gestão ambiental

Estudar a gestão e sustentabilidade socioambiental: Política de Educação Ambiental em UAN, coleta seletiva.

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, estudo dirigido e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de leituras indicadas, estudo dirigido, seminários, entre outros.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. edição. São Paulo: Atlas, 2020. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:  

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788597024074/epubcfi/6/2[%3Bvnd.

vst.idref%3Dcover]!/4/2/2[33f16313-2dac-4b42-dca7-bfa85446dc4b]%4051:33.  Acesso em: 30 de setembro de 2021.

KIMURA, Alice Yoshiko.  Planejamento e administração de custos em restaurantes industriais. São Paulo: Varela, 2003.  

VAZ, Célia Silvério. Alimentação de coletividade: uma abordagem gerencial: manual prático do gestor de serviços de refeições coletivas. 2ª edição. Brasília: Metha, 2003.  

 

Bibliografia Complementar

AGUIAR, Odaleia Barbosa de; KRAEMER, Fabiana Bom; MENEZES, Maria Fátima Garcia de. Gestão de pessoas em unidades de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2013.  

PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi.  Educação ambiental e sustentabilidade. 2ª edição. Revisada e atualizada.  Barueri, SP: Manole, 2014. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520445020/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

RIBEIRO, Sandra.  Gestão e procedimentos para  atingir qualidade: ferramentas em unidades de alimentação e nutrição - UAN'S. São Paulo: Varela, 2005.   

VAZ, Célia Silvério. Restaurantes: controlando custos e aumentando lucros. 2ª edição. Brasília: Metha, 2011.  

SOUZA, Stefania Márcia de Oliveira.  Gestão da qualidade e produtividade  [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595025561/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

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