Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NUTRIÇÃO II

Código: 40-1356

Carga Horária: 80h (Prática: 60hs - TDE: 20hs)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisito: 40-1352 - Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição I

 

Ementa  

Desenvolvimento de trabalho de pesquisa individual sob orientação de um docente do Curso de Nutrição, constando de desenvolvimento prático ou revisão bibliográfica sobre um tema específico da área de Nutrição e apresentação pública dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

 

Objetivos

A disciplina visa oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica tendo como base os conhecimentos construídos durante o Curso e complementados com a capacidade investigativa no decorrer do trabalho.  

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

- Desenvolver responsabilidade seguindo as orientações previstas no Manual da disciplina.

- Desenvolver habilidades associadas à execução do projeto de pesquisa.  

- Realizar revisão bibliográfica conforme tema e projeto de pesquisa a ser desenvolvido.  

- Elaborar a apresentação dos resultados, a discussão e a conclusão/considerações finais do TCC.

- Consolidar e evidenciar a habilidade de comunicação oral e escrita.

- Defender TCC em defesa pública e a uma comissão examinadora.

 

Conteúdos Curriculares

As atividades a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao projeto elaborado em conformidade com o orientador, e deverão seguir o cronograma previsto da disciplina e as normas descritas no regulamento para Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição I e II.

- Elaboração e desenvolvimento do TCC II experimental ou de revisão bibliográfica conforme proposta construída no projeto da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição I, em formato de Artigo Científico e /ou capítulo de livro.   

-  Elaboração, construção e apresentação oral do TCC II, em  defesa pública para banca examinadora.  

 

Metodologia

Reunião inicial com o professor responsável da disciplina para apresentação das orientações e procedimentos ao início da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição II.

Na sequência, deverão  ocorrer reuniões com o orientador, de modo a acompanhar o desenvolvimento das atividades conforme cronograma da disciplina. O projeto deverá ser orientado por um professor do curso de Nutrição. O trabalho poderá ser desenvolvido de forma teórica ou experimental e deverá ser elaborado no formato de Artigo Científico e/ou capítulo do livro contendo introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão/considerações finais, e deverá versar sobre uma das áreas de abrangência e atuação do Nutricionista.  O TCC II deverá ter sido revisado e liberado pelo orientador para apresentação a banca examinadora, composta por três avaliadores (o orientador e dois avaliadores indicados pelo orientador em consonância com o orientando).  

O TDE será trabalhado através de trabalhos relativos a atividades de estudo, discussão e

leituras.

 

Avaliação

A avaliação será realizada conforme descrito nas Normas do Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição I e II. Esse documento será disponibilizado aos alunos no primeiro dia de aula.

Além disso, as normas poderão ser encontradas no PPC do curso de Nutrição.  

 

Bibliografia Básica

CALLEGARI-JACQUES, Sidia M.  Bioestatística [recurso eletrônico]: princípios e aplicações / Sidia M. Callegari-Jacques. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2007. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536311449/cfi/2!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

STORTI, Adriana Troczinski, et al. Trabalhos acadêmicos da concepção à apresentação. Erechim: Edifapes, 2013.

VITOLO, Márcia Regina. Como fazer seu trabalho de conclusão de curso em nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

Bibliografia Complementar  

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

MCWILLIAMS, M. Preparo de alimentos: um guia prático para profissionais. 11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca.

Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445037/cfi/0>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

NESPOLO, Cássia Regina et al. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre:Artmed, 2015. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582711965/cfi/0!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e técnica dietética. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2006.

SILVA, Sandra  Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira.  Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.