Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO NA SAÚDE COLETIVA I - A

Código: 40-1355

Carga Horária: 60h (Prática: 60hs)   

Nº de Créditos: 03

Pré-requisitos:40-1333 Avaliação e Planejamento Nutricional 40-1345 Nutrição Clínica I, 40-1340 Nutrição da Gestação a Adolescência A, 40-1351 Dietoterapia Infantil B

 

Ementa

Prática acadêmica na área de Nutrição na Saúde Coletiva.  

 

Objetivos  

A disciplina visa capacitar o acadêmico ao atendimento em Saúde Coletiva de forma individualizada e/ou em grupos de pacientes em todas as faixas etárias e distúrbios e patologias relacionadas a nutrição na população em geral.  

Espera-se que esta  disciplina  contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Aplicar os conhecimentos adquiridos durante o Curso.

- Aprofundar conhecimentos científicos de forma autônoma pertinente ao desenvolvimento das atividades de Saúde Coletiva.

- Praticar Nutrição em Saúde Coletiva aplicando o processo do cuidado nutricional.  

-  Praticar Nutrição e saúde coletiva realizando atividades de avaliação nutricional e/ou educação alimentar e nutricional individual ou para coletividades, grupos da comunidade e instituições (hipertensos, diabéticos, obesidade, doenças cardiovasculares, gestantes, escolares, entre outros).  

- Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com os pacientes, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.

- Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.  

- Socializar os atendimentos nutricionais com professores e acadêmicos.  

- Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, acadêmicos, setor administrativo, e profissionais de outras áreas.  

- Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas e habilidade para a seleção de textos/artigos pertinentes ao estudo.  

 

Conteúdo Programático

- Anamnese alimentar para distúrbios nutricionais.   

- Avaliação e diagnóstico do Estado Nutricional em todas as faixas etárias.

- Comportamento e Distúrbios Alimentares.

- Doenças Crônicas e outras patologias relacionadas à nutrição.

- Estratégias de intervenção e educação nutricional.

 

Metodologia

A metodologia da disciplina está de acordo com a Norma do Estágio Supervisionado, em Nutrição Clínica I – B e Nutrição na Saúde Coletiva I- A que consta no projeto pedagógico do curso. As atividades serão realizadas na Clínica Escola de Nutrição da URI (Ambulatório de Especialidades em Nutrição), Centro de Práticas Acadêmicas da Saúde, escolas, instituições de longa permanência, grupos da comunidade, entre outros. Sendo estas:  

- Práticas em Saúde Coletiva através de atendimento individualizado em Nutrição  (cálculo, orientação de planos alimentares e educação alimentar e nutricional).  

- Práticas em Saúde Coletiva por meio de educação e orientação alimentar em grupos da comunidade e instituições (hipertensos, diabéticos, obesidade, doenças cardiovasculares, gestantes, escolares, entre outros).

- Socialização de textos e/ou artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, pertinentes a disciplina.

-  Socialização das atividades desenvolvidas nos grupos e instituições sobre educação e orientação alimentar (hipertensos, diabéticos, obesidade, doenças cardiovasculares, gestantes, escolares, entre outros).

 

Avaliação

A da disciplina está de acordo com a normatização do estágio  Norma do Estágio Supervisionado, em Nutrição Clínica I – B e Nutrição na Saúde Coletiva I- A que consta no projeto pedagógico do curso. Avaliação será Individual através dos seguintes requisitos:  

-  Comprometimento com as atividades propostas na disciplina  (pontualidade, responsabilidade, frequência e ética)   

- Conhecimento técnico.  

- Atendimento/consulta ambulatorial a pacientes.  

- Organização e registros nos Prontuários.

- Realização e Socialização das atividades desenvolvidas nos grupos e instituições  sobre educação e orientação alimentar (hipertensos, diabéticos, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outros).

 

Bibliografia Básica

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

MUSSOI, Thiago Durand.  Nutrição:  curso prático 1. ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527732093/cfi/6/10!/4/2/4@0:0> Acesso em: 06 de outubro de 2021.

TADDEI, José Augusto de A. C. (Coord.). Nutrição em saúde pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.  

 

Bibliografia Complementar

CERVATO-MANCUSO, Ana Maria; FIORE, Elaine Gomes; REDOLFI, Solange Cavalcante da Silva. Guia de seguran¸a alimentar e nutricional. Barueri, SP: Manole, 2015. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448816/cfi/5!/4/4@0.00:27.2>. Acesso em: 06 de outubro de 2021.

CUPPARI, Lilian (Coord.). Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri: Manole, 2005. 474 p. (Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar)

DUARTE, A.C.G. Avaliação Nutricional: aspectos clínicos e laboratoriais.  São Paulo: Atheneu, 2007.  

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio,

2012.  

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. (Guias de nutrição e alimentação). Edição Digital. 2. ed. rev. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448601/cfi/4!/4/2@100:0.00> Acesso em: 06 de agosto de 2021.