Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO I - A

Código: 40-1353

Carga Horária: 80h (Teórica: 60 horas)  (Prática: 20)   (TDE: 20 horas)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa  

Fundamentada nos princípios da Administração e da Ciência da Nutrição, a disciplina aborda conceitos, metodologia e processos no gerenciamento de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), para coletividade sadia e enferma compreendendo o planejamento físico e funcional dos mesmos.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades  sobre administração que capacite o egresso a planejar, organizar, dirigir e controlar uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Reconhecer e planejar a área física e acessibilidade de Unidade de Alimentação e Nutrição e suas diversas áreas de composição para coletividade sadia e enferma, com capacidade do aluno identificar os aspectos de dimensionamento funcional e organizacional de cada área que compõe a UAN.

- Analisar e organizar a necessidade de equipamentos para UAN, para coletividade sadia e enferma.

- Reconhecer o funcionamento e atribuições do Nutricionista em UAN e Creche.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Administração organizacional em unidades de Alimentação e Nutrição  

Estudar a estrutura administrativa e organizacional de Unidades de Alimentação e Nutrição e funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle).

 

Atividades práticas: Visitas técnicas em UAN.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Planejamento Físico-funcional

Analisar o planejamento físico-funcional e acessibilidade de Unidade de Alimentação e Nutrição. Planejamento físico-funcional de lactário e banco de leite humano. Aspectos físicos, acessibilidade e funcionamento da creche.

 

Atividades práticas:  Planejamento de uma UAN em diversas etapas, de acordo com a legislação e as recomendações, em vigor, dos órgãos competentes.  

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de  forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas  individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de leituras indicadas, estudo das legislações, estudo dirigido, visitas técnicas, entre outros.  

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

MEZOMO, Iracema F. de Barros.  Os serviços de alimentação:  planejamento e administração. 5ª edição. Revisada e ampliada. Barueri: Manole, 2002.  

SANT’ANA, Helena Maria Pinheiro.  Planejamento físico-funcional de unidades de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2014.

TEIXEIRA, Suzana Maria Ferreira Gomes et al. Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2004.  

 

Bibliografia Complementar

ABREU, Edeli Simioni de; SPINELLI, Mônica Glória Neumann; ZANARDI, Ana Maria Pinto. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. São Paulo: Metha, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática.  Edição Digital. 5ª edição. Barueri, São Paulo: Manole, 2014. 463 p. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520445457/pageid/0. Acesso em: 30 de setembro de 2021.

MAGNEE, Henri. Administração simplificada para pequenos e médios restaurantes. São Paulo: Varela, 2005.  

OLIVEIRA, Tatiana Coura; SILVA, Daniela Alves. Administração de unidades produtoras de refeição: Desafios e perspectivas. 1ª edição. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.  

RIZZO, Gilda.  Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.  

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