Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NUTRIÇÃO I

Código: 40-1352

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)    ....  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Concepções teóricas sobre pesquisa. Tipos de pesquisa.  Desenvolvimento do projeto do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Nutrição, tendo como base os conhecimentos adquiridos durante a formação e complementados com a investigação decorrente de seu processo de elaboração.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com o espírito investigativo no decorrer do trabalho.  

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Inserir o aluno na pesquisa científica baseada em evidências;  

- Conhecer os métodos de pesquisa científica;

- Construir um projeto de pesquisa;

- Consolidar e evidenciar a habilidade de comunicação oral e escrita.  

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – Tipos de Pesquisa

Apresentar a pesquisa Quantitativa e pesquisa Qualitativa, Etapas do Projeto de pesquisa, Verbos para objetivos de pesquisa, Elaboração do projeto, Conceitos metodológicos, Normas da ABNT, Roteiro do Projeto completo.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Projeto de pesquisa

Definição da temática. Elaboração sob a orientação do professor responsável pela disciplina do projeto de pesquisa. Apresentação do projeto de pesquisa.  

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

Metodologia

A disciplina será ministrada mediante aulas teóricas, expositivas e dialogadas, seminários e debates, com auxílio de recursos audiovisuais, no Laboratório de Informática ou sala de aula.

As atividades terão como objetivos proporcionar aos alunos a construção individual do projeto de pesquisa, por meio do conhecimento adquirido no decorrer do curso e pela análise crítica das leituras realizadas. Para tal, serão oportunizados momentos de reflexão e questionamentos na sala de aula, ainda, serão indicados sites de busca de artigos científicos para despertar senso crítico e científico na construção do trabalho de conclusão de curso. O TDE será trabalhado através trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

A avaliação será realizada conforme descrito nas Normas do Trabalho de Conclusão de Curso em Nutrição I e II. Esse documento será disponibilizado aos alunos no primeiro dia de aula. Além disso, as normas poderão ser encontradas no PPC do curso de Nutrição.

 

Bibliografia Básica

ANDRADE, Maria Margarida de.  Introdu¸a~o  `  metodologia do trabalho científico: elabora¸a~o de trabalhos na gradua¸a~o. 10. ed. São Paulo : Atlas, 2010. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca:  https://integrada.minhabiblioteca.com.br  Acesso em 10 de agosto de 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. –  [2.Reimpr.]. – 6. ed. – São Paulo : Atlas, 2018. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca: https://integrada.minhabiblioteca.com.br Acesso em 10 de agosto de 2021.  

STORTI, Adriana Troczinski, et al. Trabalhos acadêmicos da concepção à apresentação. Erechim: Edifapes, 2013.

 

Bibliografia Complementar

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia, Janice L. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MCWILLIAMS, M. Preparo de alimentos: um guia prático para profissionais. 11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2013. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca: https://integrada.minhabiblioteca.com.br Acesso em 15 de março de 2020.  

NESPOLO, Cássia Regina et al. Práticas em tecnologia de alimentos. Edição Digital. Porto Alegre: Artmed, 2015.  

WARDLAW, Gordan M., SMITH, Anne M.  Nutrição Contemporânea,  8ª edição.  Edição Digital. AMGH, 01/2013. Disponível em: Plataforma Minha Biblioteca: https://integrada.minhabiblioteca.com.br  Acesso em 06 de agosto de 2021.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira.  Tratado de  alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.