Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Nutrição
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: DIETOTERAPIA INFANTIL B

Código: 40-1351

Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas)  (TDE: 10 horas)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nos mecanismos fisiopatológicos das doenças que acometem crianças e  adolescentes, a disciplina aborda de forma crítica as recomendações nutricionais destinadas a patologias mais prevalentes na infância, na qual a dieta um dos componentes importantes do tratamento.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades para  o reconhecimento das terapias nutricionais recomendadas às principais situações clínicas que acometem a infância.  

Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados:  

-  Identificar, planejar e aplicar os cuidados nutricionais às diferentes patologias na infância, selecionando criteriosamente os alimentos para compor a dieta, respeitando as condições socioeconômicas e culturais dos indivíduos.

- Elaborar dietas específicas para as diferentes patologias da infância.

- Acompanhar a evolução dos cuidados nutricionais e efetuar os registros adequadamente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01: Terapia nutricional nas alergias e intolerâncias alimentares

- Alergias Alimentares

- Intolerâncias Alimentares

- Nutrição na Doença Celíaca

- Diabetes Mellitus Tipo I

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02: Terapia nutricional nas seguintes situações clínicas na Infância - I

- Constipação Crônica Funcional na Infância

- Cardiopatias Congênitas

- Nutrição na Criança com Câncer

- Fissuras lábio palatinas

- Nefropatias na Infância

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03: Terapia nutricional nas nas seguintes situações clínicas na Infância - II

- Erros Inatos do Metabolismo

- Fibrose Cística

- Terapia Nutricional em Pediatria

- Transtornos Alimentares

- Dislipidemias: Síndrome metabólica e Obesidade Infantil

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe), e laboratório dietético. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de  trabalhos e/ou seminários, estudos de caso e estudo dirigido.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou  outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

SILVA, Ana Paula Alves da; DO NASCIMENTO, Andréa Gislene; ZAMBERLAN, Patrícia. Manual de dietas e condutas nutricionais em pediatria. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.  

PALMA, Domingos; ESCRIVA~O, Maria Arlete Meil Schimith; OLIVEIRA, Fernanda Luisa Ceragioli.  Nutri¸a~o clínica na inf^ncia e na adolesce^ncia. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2009. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447673/pageid/5>. Acesso em 04 de outubro de 2021.

VASCONCELOS, Maria Josemere de Oliveira Borba (Org.). Nutrição clínica: obstetrícia e pediatria. Rio de Janeiro: Medbook, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ANCONA LOPEZ, Fábio; BRASIL, Anne Lise Dias.  Nutrição e dietética em clínica pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2004.  

ANCONA LOPEZ, Fábio; SIGULEM, Dirce Maria; TADDEI, José Augusto de A. C. Fundamentos da terapia nutricional em pediatria. São Paulo: Sarvier, 2002.

MONTEIRO, Jacqueline Pontes; CAMELO JÚNIOR, José Simon (Coord.).  Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.  

OLIVEIRA, F. L. C. et al. Manual de terapia nutricional pediátrica. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito.  Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520439340/pageid/5. Acesso em 04 de outubro de 2021.

WEFFORT, V. R. S. LAMOUNIER, J. A.  Nutri¸a~o em pediatria: da neonatologia  adolesce^ncia. 2. ed. Barueri: Manole, 2017. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555762266/epubcfi/6/8%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright%5D!/4/2/4%5Bcopy%5D. Acesso em 04 de outubro de 2021.

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