Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: DIETOTERAPIA INFANTIL B Código: 40-1351 Carga Horária: 40h (Teórica: 30 horas) (TDE: 10 horas) Nº de Créditos: 02
Ementa Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nos mecanismos fisiopatológicos das doenças que acometem crianças e adolescentes, a disciplina aborda de forma crítica as recomendações nutricionais destinadas a patologias mais prevalentes na infância, na qual a dieta um dos componentes importantes do tratamento.
Objetivos A disciplina visa desenvolver habilidades para o reconhecimento das terapias nutricionais recomendadas às principais situações clínicas que acometem a infância. Buscando-se atender estas competências, alguns objetivos específicos são delineados: - Identificar, planejar e aplicar os cuidados nutricionais às diferentes patologias na infância, selecionando criteriosamente os alimentos para compor a dieta, respeitando as condições socioeconômicas e culturais dos indivíduos. - Elaborar dietas específicas para as diferentes patologias da infância. - Acompanhar a evolução dos cuidados nutricionais e efetuar os registros adequadamente.
Conteúdos Curriculares UNIDADE DE ENSINO 01: Terapia nutricional nas alergias e intolerâncias alimentares - Alergias Alimentares - Intolerâncias Alimentares - Nutrição na Doença Celíaca - Diabetes Mellitus Tipo I TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02: Terapia nutricional nas seguintes situações clínicas na Infância - I - Constipação Crônica Funcional na Infância - Cardiopatias Congênitas - Nutrição na Criança com Câncer - Fissuras lábio palatinas - Nefropatias na Infância TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03: Terapia nutricional nas nas seguintes situações clínicas na Infância - II - Erros Inatos do Metabolismo - Fibrose Cística - Terapia Nutricional em Pediatria - Transtornos Alimentares - Dislipidemias: Síndrome metabólica e Obesidade Infantil TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
Metodologia Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe), e laboratório dietético. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, estudos de caso e estudo dirigido. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.
Avaliação A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial. As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
Bibliografia Básica SILVA, Ana Paula Alves da; DO NASCIMENTO, Andréa Gislene; ZAMBERLAN, Patrícia. Manual de dietas e condutas nutricionais em pediatria. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. PALMA, Domingos; ESCRIVA~O, Maria Arlete Meil Schimith; OLIVEIRA, Fernanda Luisa Ceragioli. Nutri¸a~o clínica na inf^ncia e na adolesce^ncia. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2009. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520447673/pageid/5>. Acesso em 04 de outubro de 2021. VASCONCELOS, Maria Josemere de Oliveira Borba (Org.). Nutrição clínica: obstetrícia e pediatria. Rio de Janeiro: Medbook, 2011.
Bibliografia Complementar ANCONA LOPEZ, Fábio; BRASIL, Anne Lise Dias. Nutrição e dietética em clínica pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2004. ANCONA LOPEZ, Fábio; SIGULEM, Dirce Maria; TADDEI, José Augusto de A. C. Fundamentos da terapia nutricional em pediatria. São Paulo: Sarvier, 2002. MONTEIRO, Jacqueline Pontes; CAMELO JÚNIOR, José Simon (Coord.). Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. OLIVEIRA, F. L. C. et al. Manual de terapia nutricional pediátrica. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788520439340/pageid/5. Acesso em 04 de outubro de 2021. WEFFORT, V. R. S. LAMOUNIER, J. A. Nutri¸a~o em pediatria: da neonatologia adolesce^ncia. 2. ed. Barueri: Manole, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555762266/epubcfi/6/8%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcopyright%5D!/4/2/4%5Bcopy%5D. Acesso em 04 de outubro de 2021. |