Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: NUTRIÇÃO CLÍNICA II

Código: 40-1350

Carga Horária: 80h (Teórica: 60hs - TDE: 20hs)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisito: 40-1345 Nutrição Clínica I

 

Ementa  

Fundamentada na Ciência da Nutrição, a disciplina identifica as implicações nutricionais da Fisiologia e do tratamento de diversas doenças abordando a aplicação da Dietoterapia para patologias.  

 

Objetivos  

Objetivo Geral

A disciplina visa desenvolver habilidades de reconhecer o tratamento nutricional nas diversas patologias.  

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender a definição das patologias e o estado nutricional do indivíduo/paciente;

- Compreender o processo do cuidado nutricional nas diversas patologias;  

- Conhecer a dietoterapia e realizar a prescrição de dietas para as diversas patologias;  

- Calcular e planejar as dietas (planos alimentares) em proporção de nutrientes nas diversas patologias.

 

Conteúdos Curriculares

 

UNIDADE DE ENSINO 01 - Dietoterapia nos Distúrbios do Trato digestório

Aprender sobre Dietoterapia para as Doenças do Sistema Gastrointestinal

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.  

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – Dietoterapia nas Doenças renais  

Conhecer o tratamento nutricional para Doenças renais aguda, crônica e litíase renal.  

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.  

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – Dietoterapia no Câncer

Conhecer o tratamento nutricional no câncer.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.  

 

UNIDADE DE ENSINO 04 - Dietoterapia na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Aprender sobre o tratamento nutricional na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – Dietoterapia nas Doenças pulmonares

Aprender sobre o tratamento nutricional nas Doenças pulmonares.  

 

UNIDADE DE ENSINO 06 - Dietoterapia nas Doenças hepáticas

Identificar o tratamento nutricional nas Doenças hepáticas.  

 

UNIDADE DE ENSINO 07 - Dietoterapia na Cirurgia e no Trauma

Identificar o tratamento nutricional na Cirurgia e no Trauma.

 

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, casos clínicos, produção de vídeos, e outras possibilidades. A fixação  dos conteúdos será por meio de resolução de estudos de caso, seminários, estudos dirigidos entre outras. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 10 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

CUPPARI, Lilian (Coord.). Nutrição clínica no adulto. 4. ed. Barueri: Manole, 2019. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520464106/pageid/0>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

 

Bibliografia Complementar

CUPPARI, Lilian (Coord.). NUTRIÇÃO: nas doenças crônicas não-transmissíveis. São Paulo: Manole, 2009.

REIS, Nelzir Trindade; CALIXTO-LIMA, Larissa. Nutrição clínica:bases para prescrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.

RIELLA, Miguel Carlos. Nutri¸a~o e o rim. 2.ed. Edição Digital.  Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2013. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2295-7/cfi/149!/4/2@100:0.00>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

ROSS, A. Catharine et al. Nutri¸a~o moderna de Shils na saúde e na doen¸a.11. ed. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2016. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520451670/cfi/0>. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.