Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA I - B

Código: 40-1349

Carga Horária: 60h (Prática: 60hs)   

Nº de Créditos: 03

Pré-requisitos:40-1333 Avaliação e Planejamento Nutricional 40-1345 Nutrição Clínica I,

40-1340 Nutrição da Gestação a Adolescência A

 

Ementa

Prática acadêmica na área de Nutrição Clínica.  

 

Objetivos

A disciplina visa capacitar o acadêmico ao atendimento clínico nutricional individualizado de pacientes da Comunidade em geral. Espera-se que esta  disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

- Aplicar os conhecimentos adquiridos durante o Curso.

- Aprofundar conhecimentos científicos de forma autônoma pertinente ao desenvolvimento das atividades no ambulatório de especialidades em nutrição.

- Praticar Nutrição Clínica aplicando o processo do cuidado nutricional.  

- Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com os pacientes, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.

- Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.  

- Socializar os casos clínicos nutricionais com professores e acadêmicos.  

- Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho,  constituída pelos professores, acadêmicos, setor administrativo, e profissionais de outras áreas.  

- Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas e habilidade para a seleção de textos/artigos pertinentes ao estudo.  

 

Conteúdos Curriculares

- Anamnese alimentar para distúrbios nutricionais.   

- Avaliação e diagnóstico do Estado Nutricional em todas as faixas etárias.

- Comportamento e Distúrbios Alimentares.

- Doenças Crônicas e outras patologias relacionadas à nutrição.

- Estratégias de intervenção e educação nutricional.

 

Metodologia

A metodologia da disciplina está de acordo com a Norma do Estágio Supervisionado, em Nutrição Clínica I – B e Nutrição na Saúde Coletiva I- A que consta no projeto pedagógico do curso. As atividades serão realizadas na Clínica Escola de Nutrição da URI (Ambulatório de Especialidades em Nutrição) e / ou Centro de Práticas Acadêmicas da Saúde, sendo estas:  

- Atividades práticas em Ambulatório de Nutrição Clínica através de cálculo, orientação de planos alimentares e educação alimentar e nutricional.  

- Socialização de textos e/ou artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, pertinentes a Nutrição Clínica.  

- Estudo de caso clínico nutricional.

 

Avaliação

A da disciplina está de acordo com  a normatização do estágio  Norma do Estágio Supervisionado, em Nutrição Clínica I – B e Nutrição na Saúde Coletiva I- A que consta no projeto pedagógico do curso. Avaliação será Individual através dos seguintes requisitos:  

-  Comprometimento com as atividades propostas na disciplina (Pontualidade, responsabilidade, frequência e ética)  

- Conhecimento técnico.  

- Atendimento/consulta ambulatorial a pacientes.  

- Organização e registros nos Prontuários.

- Socialização de textos e/ou artigos científicos previamente selecionados ou de livre escolha do aluno, pertinentes a Nutrição Clínica.

- Socialização de estudos de caso.

 

Bibliografia Básica

CUPPARI, Lilian (Coord.). Nutrição: nas doenças crônicas não-transmissíveis. Edição Digital. São Paulo: Manole, 2009. Consultado na plataforma Minha Biblioteca, de acesso restrito. Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520452202/cfi/0>. Acesso em: 06 de outubro de 2021.  

MAHAN, L. Kathleen; RAYMOND, Janice L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira.  Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. 2 Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2019. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520456163/pageid/4 > Acesso em: 06 de outubro de 2021.  

DAL BOSCO,  Simone Morelo.  Personal dieter  -  da gestação ao envelhecimento.  São Paulo: Atheneu, 2015.  

ESCOTT-STUMP, Sylvia.  Nutrição relacionada ao diagnóstico e tratamento.  5. ed. Barueri: Manole, 2007.

MUSSOI, Thiago Durand.  Nutrição:  curso prático 1. ed. Edição Digital. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527732093/cfi/6/10!/4/2/4@0:0> Acesso em 06 de outubro de 2021.  

REIS, Nelzir Trindade; CALIXTO-LIMA, Larissa (Org.).  Nutrição clínica: bases para prescrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.