Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - A

Código: 40-1348

Carga Horária: 40h (Teórica: 20) (Prática: 10) (TDE: 10)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa  

Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino-aprendizagem a disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de programas e planejamento de educação alimentar visando o desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida.

 

Objetivos

A disciplina visa desenvolver habilidades  para identificar as metodologias de ensino-aprendizagem e suas estratégias de desenvolvimento e planejamento em educação alimentar e nutricional.  

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Espera-se que está disciplina contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades:

 - Estabelecer correlações entre os planos de educação alimentar e os elementos do processo ensino-aprendizagem caracterizados nos diferentes ciclos da vida.

 -  Instrumentalizar o educando para planejar, executar e avaliar programas de educação alimentar e nutricional para indivíduos, grupos e coletividades.

 - Desenvolver habilidades que permitam ao aluno questionar, analisar, refletir, criar e recriar programa de educação alimentar, objetivando a mudança do comportamento alimentar.

 - Saber diagnosticar, planejar, executar e avaliar programas, projetos e planos em educação alimentar, nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista, considerando sempre os contextos: social, econômico e cultural em que se está inserido, através de uma pedagogia crítica construtora e humanista.

-  Saber posicionar-se, crítica e construtivamente, diante do contexto social, econômico e cultural em diversas situações de trabalho.

 - Incentivar através da Educação Alimentar o cuidado com o meio ambiente.  

 - Aprender a trabalhar de forma interdisciplinar.

 - Demonstrar postura ética e humanista.  

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE DE ENSINO 01: Educação Alimentar e Nutricional

Apresentar os conceitos e didáticas para o planejamento de educação alimentar e nutricional; ideias pedagógicas e metodologias básicas de ensino, teorias de aprendizagem.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02: Etapas Cognitivas do ser humano e Planejamento de Educação alimentar e nutricional

Apresentar a evolução das etapas cognitivas do ser humano e as etapas fundamentais para o planejamento em educação alimentar e nutricional.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE  DE ENSINO 03:    Técnicas de educação alimentar e aconselhamento nutricional

Abordar as técnicas do processo de educação alimentar e nutricional.  Comportamento alimentar. Atividade de aconselhamento Nutricional.  

 

Atividades práticas: Elaboração de material/Técnica para EAN.  

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe), laboratório de educação nutricional. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, produção de vídeos, estudos dirigidos, elaboração de material para educação alimentar e nutricional (jogos, post, folder, entre outros), e outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será por meio de trabalhos e/ou seminários, estudos  dirigidos, entre outros. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

Avaliação

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, e serão realizadas ao longo do semestre por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas, exercícios, arguições e/ou seminários, trabalhos acadêmicos. Os Trabalhos Discentes Efetivos, terão peso de 20% da média parcial.

As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

Bibliografia Básica

GARCIA, Luciana; GALISA, Mônica Santiago; NUNES, Alessandra Paula.  Educação Alimentar e Nutricional: da Teoria À Prática. Roca, 2014.

LINDEN, Sônia.  Educação nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Varela, 2005.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emília Trigueiro. Planejamento alimentar - Educação Nutricional nas Diversas Fases da Vida .1. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521213/cfi/2!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

 

Bibliografia Complementar  

ALVARENGA, Marle et al. Nutrição comportamental. Edição Digital. Barueri, SP: Manole, 2015. Plataforma Minha Biblioteca. Disponível

em:<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448830/cfi/5!/4/4@0.00:14.0>

Acesso em: 02 de outubro de 2021.

FAGIOLI, Daniela; NASSER, Leila Adnan.  Educação nutricional na infância e adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RCN, 2006.

LOCKMANN, Adriana (Org.). Jogos de ensinar: instrumentos de ensino e aprendizagem na educação alimentar. Porto Alegre: Nova Prova, 2010.

SANTOS, Eliane Cristina dos; GOMES, Clarissa Emilia Trigueiro. Nutrição e dietética.2. ed. Edição Digital. São Paulo: Érica, 2014. Consultado na plataforma Minha Biblioteca. Disponível em:<

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536521152/cfi/1!/4/4@0.00:0.00>. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

SÁNCHEZ, Luis Enrique.  Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.